sexta-feira, 30 de novembro de 2007

ATENÇÃO ALUNAS DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Mulheres de até 40 anos devem apresentar documentação que comprove vacinação contra Rubéola.



A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) emitiu nota comunicando a todas as alunas aprovadas para os cursos ofertados pela instituição, tanto presenciais quanto a distância, que ainda não atingiram a idade limite de 40 anos que as mesmas deverão apresentar junto à documentação no ato da matrícula o comprovante de vacinação contra a Rubéola. Para as alunas que se enquadram neste perfil e eventualmente ainda não tenham sido vacinadas, as mesmas devem procurar o serviço público de saúde e proceder a vacinação.


Segundo informações obtidas junto ao departamento de registros da UFSC, a apresentação deste comprovante é imprescindível para a validação da matrícula. Alunas com mais de 40 anos estão dispensadas da apresentação deste comprovante.

ATENÇÃO ALUNOS DE MATEMÁTICA


A logística do curso de Matemática UAB/UFPel estabele a divisão dos aprovados em duas turmas, as quais desenvolverão atividades concomitantemente. Durante o mês de dezembro serão realizados quatro encontros (dois para cada turma). A primeira turma, que conta com a relação em ordem alfabética compreendida pela listagem constante de nomes situados entre ADILSON ZANQUETTA MARTINS até JULIANA CAMARGO, tem atividades previstas para os dias 4 e 11 de dezembro. Já na segunda turma, que conta com a relação em ordem alfabética compreendida pela listagem constante de nomes situados entre LEANDRO DA SILVA até VINICIUS JOSÉ DE VARGAS CHEMIN, tem atividades previstas para os dias 5 e 12 de dezembro.


As atividades a serem desenvolvidas nestes primeiros encontros referem-se à capacitação dos alunos junto ao ambiente virtual do curso, bem como a introdução daqueles que não detém noções básicas de informática ao aprendizado necessário para o adequado aproveitamento das possibilidades tecnológicas dispostas pelo curso. Além dos 4 encontros, os alunos ainda estarão sendo chamados a desenvolver as primeiras atividades à distância, sendo que aqueles que possuem internet em suas residências poderão fazer uso da mesma, enquanto aqueles que não possuem terão a sua disposição o laboratório de informática do Pólo, em horários pré-definidos.
A carga horária prevista para estas atividades (encontros presenciais + atividades a distância) é de 40 horas, equivalendo a um curso.
O início efetivo das aulas para o curso de Matemática UFPel/UAB se dará no dia 3 de Março de 2008. Apesar de ainda não existir confirmação oficial, ao que tudo indica os encontros presenciais do curso devem ser realizados às quarta-feiras.


terça-feira, 20 de novembro de 2007

PÓLO UAB SERÁ INAUGURADO NESTA QUARTA-FEIRA


Instituição criada em Seberi garante mais 250 vagas no ensino superior público

Na próxima quarta-feira (28/11) será inaugurado oficialmente o Pólo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil no município de Seberi. A solenidade, com início previsto para as 19h30min deverá contar com a presença de autoridades de nível local, regional, estadual e federal, além de representantes das universidades link, UFSC e UFPel. Alunos dos 5 primeiros cursos instalados no Pólo também devem estar presentes. Segundo os organizadores mais de 300 pessoas são esperadas para o ato.

O cerimonial inicial será realizado no auditório do Instituto Madre Tereza, sendo depois efetuada uma visita orientada às instalações físicas do Pólo, situadas no terceiro piso do educandário.

O Prefeito Municipal Marcelino Galvão Bueno Sobrinho mostra-se ansioso para o início das atividades: “Estamos muito felizes com o andamento do processo de instalação de nossa universidade federal, esperamos ansiosos pelo início efetivo das aulas e temos certeza da participação de cada aluno, tutores e técnicos no grande esforço conjunto em direção à consolidação do ensino superior público, gratuito e de qualidade no município de Seberi e em toda a nossa região do Médio e Alto Uruguai”.

Coordenadora e tutores de Pedagogia passaram por capacitação


A coordenadora do Pólo UAB/Seberi, professora Ana Lúcia Rodrigues Guterra, juntamente com as tutoras Karine da Luz e Naira Fortes, passaram por um período de 4 dias de capacitação junto ao Centro de Educação à Distância da Universidade Federal de Pelotas.

Nas atividades, voltadas essencialmente às temáticas abrangidas no conteúdo programático do curso e também ao manuseio dos instrumentos e novas tecnologias que serão utilizadas no processo de mediação do aprendizado, participaram coordenadores e tutores de 7 Pólos UAB localizados nos três estados do sul.

Estão previstas ainda mais duas etapas de capacitação em Pelotas, onde serão finalizadas as instruções e treinamentos voltadas à qualificação dos programas de tutoria e coordenação.

Está confirmado o início das aulas no dia 3 de dezembro.

Matemática: tutores e alunos receberão capacitação


A seleção dos tutores para o curso de Matemática, implantado junto ao Pólo UAB/Seberi pela UFPel foi realizada na última segunda-feira pela manhã, através de videoconferência interligando as instalações de Seberi e Pelotas. Os dois tutores selecionados, Ricardo Pereira e Simone Rodrigues, receberão capacitação no CEAD, junto à UFPel durante este final de semana.

Um diferencial proporcionado pela coordenação de Matemática será uma capacitação a ser aplicada junto aos alunos do curso, visando a utilização das ferramentas e ambiente virtual de aprendizagem. Essa capacitação será realizada em 4 encontros presenciais, previstos para os dias 4, 5, 11 e 12 de dezembro.

O início efetivo das aulas de Matemática está previsto para março de 2008, porém é ressaltada a importância da participação de todos os alunos nesta capacitação, a qual já contará curricularmente como atividade presencial.

Cursos da UFSC tem matrículas, aula inaugural e capacitação de tutores confirmadas


As matrículas para os cursos instalados junto ao Pólo UAB/Seberi pela Universidade Federal de Santa Catarina estão definidas impreterivelmente para os dias 11, 12 e 13 de dezembro. No dia 14 de dezembro será ministrada aula inaugural conjuntamente aos três cursos.

A seleção de tutores classificou para o curso de Ciências Contábeis os candidatos Daltro Maurer e Neide Morige, para o curso de Ciências Econômicas os candidatos Everton Wisbitzki e Ronaldo dos Santos e para o curso de Administração os candidatos Gilberto Souza e Márcia Faccin. Os mesmos, juntamente com a coordenadora do Pólo, receberão capacitação em Santa Maria nos dias 26 e 27 de novembro.
Cursos da UFSC tem matrículas, aula inaugural e capacitação de tutores confirmadas

As matrículas para os cursos instalados junto ao Pólo UAB/Seberi pela Universidade Federal de Santa Catarina estão definidas impreterivelmente para os dias 11, 12 e 13 de dezembro. No dia 14 de dezembro será ministrada aula inaugural conjuntamente aos três cursos.
A seleção de tutores classificou para o curso de Ciências Contábeis os candidatos Daltro Maurer e Neide Morige, para o curso de Ciências Econômicas os candidatos Everton Wisbitzki e Ronaldo dos Santos e para o curso de Administração os candidatos Gilberto Souza e Márcia Faccin. Os mesmos, juntamente com a coordenadora do Pólo, receberão capacitação em Santa Maria nos dias 26 e 27 de novembro.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

TUTORES EM CAPACITAÇÃO...

Um wallpaper bonitinho para vocês...


As primeiras capacitações para o programa de tutoria da Universidade Aberta do Brasil através do Pólo de Seberi iniciaram ontem (dia 15/11).





Enquanto boa parte da comunidade seberiense sentia os efeitos do dia seguinte ao mais tradicional Baile do Chopp do município, a coordenadora do Pólo, professora Ana Lúcia e as tutoras do curso de pedagogia, Karine da Luz e Naira Fortes, enfrentavam seu primeiro dia de treinamentos e capacitações nas dependências do centro de tecnologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).





A capacitação dura quatro dias, estendendo-se até domingo.





Em breve iniciam as capacitações e treinamentos dos demais tutores.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

INAUGURAÇÃO SERÁ NO DIA 28/11

Foi confirmada hoje a data da inauguração do Pólo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil em Seberi. A solenidade será realizada no dia 28 de novembro, às 19h30min, iniciando no auditório nobre do Instituto de Educação Madre Tereza e seguindo-se por visitação às instalações do pólo, situadas n terceiro andar da instituição.

São esperados para o aot representantes da Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Pelotas, Governo Federal, Governo do Estado, além de autoridades municipais e estaduais, alunos aprovados nos 5 cursos, professores, tutores e corpo técnico do pólo.

Segundo as projeções de convidados e estimativas de comparecimento espontãneo, mais de 300 pessoas devem prestigiar o evento.

No início de dezembro inicim as aulas.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

ANUNCIADO INÍCIO DAS AULAS NO PÓLO UAB DE SEBERI


As primeiras atividades oficiais do novo Pólo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil, instalado no município de Seberi, já tem data marcada. A expectativa por parte da comunidade acadêmica para o início das aulas deve se intensificar a partir de agora, uma vez que os calendários das universidades-link começam a ser oficializados, bem como as datas de seleção e treinamento dos tutores.

No dia 10 e 11 de novembro, no Pólo de seberi será realizada seleção de tutores para o curso de Pedagogia através de vídeo conferência e prova escrita. Entre os dias 15 e 18 de novembro, em Pelotas, será realizada a primeira etapa da capacitação dos tutores selecionados. A segunda etapa está prevista para os dias 30/11 e 01/12. São 7 as candidatas que pleiteiam as duas vagas disponíveis.

O curso de matemática, igualmente implantado através da UFPel, fará sua seleção por meio de vídeo-conferência e análise de currículos nos dias 12, 13 e 14 de novembro. As atividades previstas para este dia possivelmente serão realizadas no próprio pólo. A capacitação dos selecionados será realizada durante o mês de dezembro. Ao todo foram 9 candidatos pleiteando 2 vagas.

Quanto ao início das aulas, o curso de Pedagogia prevê o dia 03/12/07 para a realização de sua primeira aula. Já o curso de Matemática prevê seu início para o dia 3 de Março de 2008. Quanto aos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, o período de matrículas será nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, sendo que a primeira aula já está confirmada para o dia 14 de dezembro e a retomada das atividades para o período normal será no dia 11 de fevereiro de 2008. É muito importante que todos os alunos matriculados estejam presentes nas primeiras atividades.

UAB-SEBERI PODE TER SEDE PRÓPRIA EM BREVE


Na última terça-feira (06/11) estiveram reunidos nas dependências do Instituto Madre Tereza em Seberi, representantes da Prefeitura Municipal, Governo do Estado, coordenação do Pólo UAB e comunidade escolar do educandário.

Em pauta esteve o pleito manifestado pelo Prefeito Marcelino Galvão Bueno, de construir junto ao terreno da escola a sede própria da Universidade Aberta, uma vez que as primeiras ações estão sendo desenvolvidas em pavimentos cedidos pelo instituto.

Depois de inúmeras manifestações emitidas pelos participantes, o titular da 20ª. Coordenadoria Regional de Educação, professor Diógenes Fagundes de Magalhães, emitiu parecer favorável ao pleito e destacou a importância de se investir em projetos educacionais, sejam eles voltados ao ensino primário, secundário ou superior.

Ao final da reunião era praticamente unânime a impressão de que em breve esta nova conquista pode ser alcançada pela comunidade seberiense. Segundo Marcelino “ainda estão sendo dados os primeiros passos na direção deste processo, que poderá ser longo, mas definitivamente temos a comprovação do envolvimento das esferas municipal, estadual e federal, bem como do Instituto Madre Tereza, em prol do sucesso deste pólo e de sua possível ampliação em um futuro breve.”

APROVADOS NOS CURSOS UFSC DEVEM FICAR ATENTOS


Para os alunos aprovados para os cursos de Ciências Contábeis, Administração e Ciências Econômicas, cujas matrículas ainda não foram realizadas e têm previsão de efetivação para os dias 11, 12 e 13 de dezembro, foi emitido uma nota por parte da coordenadoria do Pólo, ressaltando a importância da apresentação de documentação integral, de acordo com as exigências oficializadas através de edital publicado na página da Universidade Federal de Santa Catarina (http://www.eda.ufsc.br/). Os documentos exigidos são os seguintes:

- xérox autenticado da Carteira de Identidade
- xérox autenticado do Título de Eleitor
- xérox autenticado do Documento Militar (para os homens)
- certidão de conclusão do ensino médio ou equivalente e histórico escolar ou certidão de exame supletivo, todos originais ou xérox autenticado.

A ausência de qualquer um destes documentos implica na impossibilidade de efetivação da matrícula e a conseqüente perda da vaga conquistada no exame vestibular.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

OPINIÃO EM DESTAQUE!


Em respota à consulta realizada pelo jornal "O Fato", a professora Ana Lúcia Rodrigues Guterra, nossa coordenadora, dissertou sobre a temática "Educação a Distância" e as dificuldades enfrentadas por esta modalidade de ensino no país. Confira a íntegra do texto que será publicado no noticioso de Rodeio Bonito neste final de semana.



A Educação a distância no Brasil

O Brasil é um país de dimensão continental, a nossa população está espalhada por todo o território em regiões diversas, algumas onde o acesso é extremamente difícil porque, em partes, são precários os meios de comunicação.Sabemos que há muita desigualdade social, falta de condições econômicas, tanto da população como das instituições públicas o que dificultou a qualificação da mão-de-obra nessas regiões bem como a capacitação de professores.


As universidades públicas que são o espaço adequado para a capacitação localizam-se em geral nas capitais ou em regiões ricas economicamente e com infra-estrutura mais desenvolvida. Já nas áreas mais distantes dos centros econômicos, se instalaram as faculdades particulares, cuja mensalidade é de valor acima do que o aluno pode despender.


Frente a essas dificuldades no Brasil, houve a proliferação de faculdades de fim de semana e, apesar da fiscalização do MEC não foi possível impedir o funcionamento de muitas destas instituições.Isto gerou um preconceito com o ensino a distância no Brasil como sendo um ensino rápido, fraco, sem qualidade em que não havia nem qualificação de mão-de-obra nem mesmo a produção de conhecimento.Hoje, esta idéia está ultrapassada, e só ficaram no mercado os cursos sérios que mantiveram a qualidade exigida.


Atualmente, vemos que o ensino a distância é ainda uma modalidade de educação desconhecida que cresce rapidamente. Só o tempo mostrará para que este ensino veio. A sua principal vantagem é seu aspecto de ensino democrático. Todos que buscam o seu conhecimento encontram o amparo. O aluno de Educação a distãncia precisa, para progredir nos estudos, compreender os conceitos que lhe são apresentados, artifícios como decorar a informação não são suficientes para que o aluno avance na construção de um processo progressivo de aquisição de conhecimentos e competências.Um dos passos definitivos para a quebra deste preconceito com relação a esta modalidade de ensino é a criação da Universidade aberta do Brasil-UAB, projeto do Ministério da educação que leva muito a sério o ensino superior público, gratuito e de qualidade. Portanto, este é um processo irreversível que pelas pesquisas, fará parte da educação brasileira do futuro.


Ana Lucia Rodrigues Guterra

Coordenadora do Pólo de apoio Presencial da UAB de Seberi


MATRÍCULAS PARA ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS


ATENÇÃO PARA AS DATAS!!!

A Universidade federal de Santa Catarina oficializou através de edital publicado em seu site (www.ufsc.br) as datas de matrículas e as primeiras atividades para os cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração, instalados no Pólo de Apoio Presencial de Seberi. Ao todo são 150 classificados nos três cursos que deverão comparecer pessoalmente no pólo para efetivar sua matrícula nos dias 11, 12 e 13 de dezembro.

Os documentos exigidos para a matrícula são:

- xérox autenticado da Carteira de Identidade
- xérox autenticado do Título de Eleitor
- xérox autenticado do Documento Militar (para os homens)
- certidão de conclusão do ensino médio ou equivalente e histórico escolar ou certidão de exame supletivo, todos originais ou xérox autenticado

No dia 14 de dezembro deverá ser ministrada aula inaugural no pólo e a retomada das atividades para o período normal de aula para estes cursos se dará no dia 11 de fevereiro de 2008.

A coordenadora do pólo de Seberi, professora Ana Lúcia Rodrigues Guterra ressaltou que "os alunos que foram aprovados devem estar atentos para a relação de documentos exigida para a matrícula, pois esta só será efetivada com a documentação completa." Ana Lúcia destacou ainda que toda a equipe mostra-se ansiosa pelo início das atividades: "É uma satisfação muito grande receber a todos em nosso pólo e a partir de agora contamos os dias até o início efetivo das aulas."

O prefeito de Seberi, Marcelino Galvão Bueno, mostrou-se feliz com a notícia: "Não estamos medindo esforços para que os alunos selecionados encontrem todas as condições ideais para cursar ensino superior público, gratuito e de qualidade. Esta é uma conquista para a comunidade regional que nós, seberiense, nos orgulhamos muito por estarmos atuando como agentes." Marcelino destacou ainda o número de vagas, 250 no total, beneficiando cidadãos seberienses e de pelo menos mais 12 municípios da região: "São pessoas de nossa terra recebendo a oportunidade de freqüentar um curso universitário renomado, com todos os recursos acadêmicos e tecnológicos disponibilizados e sem nenhum tipo de custo."

Ainda não está previsto o início das aulas para os cursos de Pedagogia e Matemática, instalados pela Universidade Federal de Pelotas, cujas matrículas já foram efetuadas. Espera-se para os próximos dias esta definição.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

MATRÍCULAS URGENTE!!!

ATENÇÃO PARA MATRÍCULAS NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS NOS DIAS 11, 12 E 13 DE DEZEMBRO.

DIA 14 DE DEZEMBRO ACONTECE A AULA INAUGURAL.

QUEM NÃO COMPARECER NO PÓLO NESTE PRAZO PARA EFETUAR SUA MATRÍCULA PERDE A VAGA.

MAIORES INFORMAÇÕES NO SITE WWW.EAD.UFSC.BR OU DIRETAMENTE NO PÓLO PELO TELEFONE (55) 3746 2011.

BOLG UAB-SEBERI

Universidade Aberta do Brasil

Ronaldo Mota
Secretário de Educação Superior do MEC
(texto de 2005)

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um projeto construído pelo Ministério da Educação e Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Andifes), no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação, para oferta de cursos e programas de educação superior a distância, em parceria com as Universidades Públicas, por meio de consórcios com municípios e estados da Federação.

O projeto faz parte do atual conjunto de políticas públicas desenvolvidas pelo atual Governo Federal para a área de educação, especialmente na área de programas voltados para a expansão da educação superior com qualidade e promoção de inclusão social. Assim, o projeto se caracteriza pela da reafirmação do caráter estratégico da educação superior e do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação para o crescimento sustentado do país.
As potencialidades da UAB proporcionam uma alternativa para o atendimento às demandas reprimidas pela educação superior, as quais têm gerado um cenário nacional de assimetrias educacionais, seja em relação à oferta de formação inicial, seja em relação às possibilidades de oferta de formação continuada ao longo da vida, já que, no Brasil, apenas 11% dos jovens entre 18 e 24 anos têm acesso ao ensino superior.

A oferta de cursos de educação a distância por meio da UAB já está em curso, por intermédio de um projeto piloto iniciado em março de 2006 em 20 estados, com o curso de Administração em parceria especial com as empresas estatais, principalmente o Banco do Brasil. Identicamente, os êxitos do Programa Pró-Licenciatura, o qual atende hoje quase 20 mil estudantes de licenciatura, prioritariamente professores em exercício da rede pública da educação básica sem título superior, contribuem para dominarmos as experiências em âmbito nacional e a logística envolvida, além de propiciar formação de recursos humanos na modalidade educação a distância, ingredientes fundamentais para o sucesso em empreendimentos, de acordo com as necessidades do país.

Assim, a UAB representa um marco histórico para a educação brasileira, articulando intenções e experiências das instituições de ensino superior, as quais, isoladamente, não teriam como ganhar a desejável escala nacional em sua atuação. Dessa forma, esta iniciativa ajuda a completar a agenda do governo federal ao consolidar a educação a distância como modalidade extremamente importante para a ampliação do acesso ao ensino superior e para a formação de professores para a educação básica, de forma a buscar cumprir, com racionalidade e eficiência, no gasto público, as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

A UAB nasce, portanto, com o compromisso de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no país, com os seguintes objetivos principais: oferecer, prioritariamente, cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada a professores da educação básica; oferecer cursos superiores para capacitação de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados e dos municípios; ofertar cursos superiores nas diferentes áreas do conhecimento, ampliando o acesso à educação superior pública; reduzir as desigualdades de oferta de ensino superior entre as diferentes regiões do país; estabelecer um amplo sistema nacional de educação superior a distância e fomentar o desenvolvimento institucional para a modalidade de educação a distância, bem como a pesquisa em metodologias inovadoras de ensino superior apoiadas em tecnologias de informação e comunicação.

Inovações tecnológicas na educação e a Universidade Aberta do Brasil.

Os recentes e constantes avanços das tecnologias de informação e comunicação acabaram por relativizar os conceitos de espaço geográfico e tempo, reduzindo virtualmente as distâncias globais e otimizando o tempo gasto para acessar o vasto acervo da produção cultural da humanidade, que ora é disponibilizado na rede internacional. Semelhantemente ao impacto ocorrido com a invenção da imprensa, de Gutemberg, na Idade Média, a emergência das chamadas sociedades da informação cristalizou profunda revolução no campo da divulgação do conhecimento.

Nesse fértil contexto, a modalidade de educação a distância foi potencializada, culminando em uma educação cada vez mais perto e mais personalizada, na qual os sujeitos envolvidos têm o relativo privilégio de escolher a melhor forma de ensinar (ou de aprender), além de privilegiar a permuta de conhecimentos em rede e, com isso, tornar fecundo o campo para o surgimento de comunidades de aprendizagem. Concomitantemente, no Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação vigente, Lei 9.394, de 1996, ainda que de forma incipiente, proporcionou a imprescindível abertura para que a modalidade possa conquistar o terreno da credibilidade.
Ao se cogitar o potencial de inclusão social latente em proposta autêntica de educação a distância, cumpre-nos observar o binômio: capilarização da oferta de educação nos diferentes rincões do globo e acessibilidade personalizada, conforme os interesses de instituições, professores e estudantes. Essa é uma realidade promissora, tendo em vista o desafio de combater o cenário brasileiro desfavorável: o país ainda figura entre as nações mais excludentes do mundo, no que diz respeito ao acesso ao ensino superior, pois dados recentes (2005) indicam que apenas em torno de 11% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos têm acesso à educação superior presencial.

Nessa linha, as demandas por formação continuada ao longo da vida, geradas pelo modo de produção da sociedade do conhecimento, terão na educação a distância forte aliado e em breve, é possível que não se faça mais distinções entre formação inicial e formação continuada.
É importante destacar que na modalidade educação a distância, baseada nas tecnologias de informação e comunicação, o método não se distingue do conteúdo à medida que, simultaneamente ao processo de ensino e aprendizagem de uma certa matéria, a prática dos instrumentos envolvidos – o conjunto das mídias – é em si conhecimento, cooperando, ao mesmo tempo, com o saber específico e com o incentivo ao aprender a aprender e ao estímulo à aprendizagem continuada.

O Sistema Universidade Aberta do Brasil

O projeto de construção de uma nação fraterna, justa e solidária vincula-se ao domínio produtivo do conhecimento e à extensão de seus benefícios à população, em particular na educação superior. Nesse sentido, o Brasil ainda possui um grande desafio no que diz respeito ao acesso a esse nível de ensino, pois dados recentes indicam que apenas em torno de 11% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos têm acesso à educação superior. Ademais, o resultado conjugado de fatores demográficos, atuais políticas de melhoria do ensino médio, com perspectiva de universalização de atendimento desse nível educacional em curto prazo, que geram pressão por aumento do número de vagas no ensino superior, bem como aumento das exigências do mercado de trabalho, sinaliza para uma expressiva demanda por educação superior e de formação continuada.

Entretanto, os desafios educacionais citados, ainda que considerados os dados atuais de exclusão educacional, podem ter, na educação a distância, uma possibilidade de indiscutível eficácia e que aponta para impactos positivos no tocante à acessibilidade à educação superior, principalmente nas instituições federais de ensino superior e demais universidades públicas estaduais – as quais apresentam potencialidades rumo à democratização do acesso, o que se comprova pela existência de um parque universitário robusto e malha consolidada de pesquisa. Dessa forma, a modalidade de EAD pode contribuir significativamente com o atendimento de demandas educacionais urgentes, dentre as quais destacam-se: a necessidade de formação ou capacitação de mais de um milhão de docentes para a educação básica, bem como a formação continuada, em serviço, de um grande contingente de servidores das empresas públicas.

Para enfrentar esses desafios, o conjunto das instituições participantes do Fórum das Estatais da Educação propôs a criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil, que congrega instituições públicas de educação superior para ofertar cursos e programas da modalidade de EAD, tendo como ponto de partida a consolidação e a diversificação de experiências, em variados níveis de ensino, que vêm gradativamente tomando forma no país.

O Sistema Universidade Aberta do Brasil, criado em 2005, representa assim a convergência de esforços das instituições participantes do Fórum das Estatais pela Educação para a criação das bases da primeira UAB do país e tem se consolidado por meio de amplos e democráticos debates, particularmente da interlocução entre Governo Federal, empresas públicas, estatais e a Andifes.
O Sistema UAB foi oficializado pelo Decreto n. 5.800, de 8 de junho de 2006, destacando a articulação e integração de Instituições de Ensino Superior, Municípios e Estados, visando à democratização, expansão e interiorização da oferta de ensino superior público e gratuito no país, bem como ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e de metodologias inovadoras de ensino, preferencialmente para a área de formação inicial e continuada de professores da educação básica.

A iniciativa integra importantes políticas públicas para a área de educação e tem ênfase em programas voltados para a expansão da educação superior com qualidade e promoção de inclusão social. Em sua essência, o sistema caracteriza-se pela reafirmação do caráter estratégico desse nível educacional, do desenvolvimento científico e da inovação tecnológica para o crescimento sustentado do país, além de estabelecer metas e ações para a promoção da educação inclusiva e cidadã.

Trata-se de um marco histórico para a educação brasileira e que será amalgamado na produção coletiva de iniciativas compatíveis com a necessidade de revigoramento do modelo de formação superior no Brasil – tradicionalmente baseado em formação acadêmica inicial – e no repensar a educação ao longo da vida, considerando as progressivas e profundas reestruturações das relações profissionais, bem como da emergência de novas competências para o trabalho, provocadas pelos constantes avanços tecnológicos em nossos dias.

A consecução do sistema sustenta-se na oferta de educação superior baseada na adoção e fomento da modalidade de EAD, fato que confere férteis potencialidades para a UAB, dentre as quais destaca-se a alternativa para atendimento às demandas reprimidas por educação superior no país, o que contribuirá para o enfrentamento de um cenário nacional de assimetrias educacionais, seja em relação à oferta de cursos superiores, seja em relação às possibilidades de oferta de educação continuada. Nesse particular, pretende-se ampliar as oportunidades de acesso à educação de boa parte de estudantes que vive em regiões distantes dos grandes centros urbanos do Brasil, país privilegiado com dimensões continentais. Vale ressaltar que a modalidade de EAD tem por sustentáculo as tecnologias de informação e comunicação, o que também poderá permitir espaço de formação acadêmica atualizada, privilegiando a construção autônoma e crítica do conhecimento, por intermédio de variados meios de aprendizagem: impressos, áudios, vídeos, multimídia, Internet, correio eletrônico, chats, fóruns e videoconferências.

Nessa linha, a adoção da modalidade de EAD deverá apresentar especial impacto positivo no atendimento de demandas de formação ou capacitação de mais de um milhão de docentes para a educação básica.