segunda-feira, 30 de junho de 2008

Pólo é representado na Festa de São João da APAE de Seberi

Os alunos dos cursos de Pedagogia e Matemática do Pólo estiveram participando da grande festa de São João promovida pela APAE no dia 24 de junho, no Salão Paroquial. Estas licenciaturas, desde o seu inicio procuraram interagir com a comunidade de uma forma ou de outra e essa foi mais uma oportunidade de integração social. Pela avaliação dos professores presenciais, a experiência foi de grande valia, pois além do interesse das alunas em participarem de ações promovidas pela comunidade, há a preocupação com a divulgação dos cursos, demonstrando a todos que para fazer a diferença na educação é preciso estar envolvido com o entorno da escola.

Coordenadora participa de capacitação em Florianópolis

Nos dias 19 e 20 de junho a coordenadora Ana Lucia participou do Início do Curso de Capacitação de Coordenadores de Pólo de Apoio Presencial – Gestão Inovadora em EAD- Em Santa Catarina, a continuidade se dará a distância e por videoconferência, o evento Esta proposta é parte do PROGRAMA de CAPACITAÇÃO CONTINUADA ANUAL/UAB promovida pela SEED/MEC e realizada pelo Núcleo de capacitação UAB/UFSC do Departamento de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina que integra várias núcleos de capacitação (CSE, CED, ADM), inclusive o Núcleo de Gestão de Pólos.A formação continuada dos Coordenadores de Pólos visa atender a integração necessária ao processo da EAD em geral, bem como focar as especificidades desse novo papel para educação brasileira. Sabe-se que o desafio do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB - é articular as instituições já existentes e levar ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros que não possuem cursos de formação superior, ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos. Este desafio repercute nos pólos desses municípios em que os coordenadores, por sua vez, devem articular cursos, e instituições diferentes no cotidiano presencial que atende ao aluno, que pela primeira vez estuda a distância.

Encontro Integrador foi um sucesso

No dia 17 de junho realizou-se o I Encontro Integrador dos Cursos do Pólo UAB de Seberi. Esta atividade visou integrar os alunos de todos os cursos do Pólo através de Palestra motivacional com o empresário Flávio Ramos e em seguida a palestra do professor Dr. Marcos Dalmau , coordenador de Tutoria de Administração a distância da UFSC que veio à Seberi especialmente para falar sobre o perfil do aluno a distância. Após as palestras foi oferecido um coquetel aos alunos, tutores e convidados presentes no evento.

Professores da UFSC visitam o Pólo de Seberi

No dia 16 de junho o curso de Ciências Econômicas recebeu a visita do professor Dr. Roberto Meurer para ministrar aula de Introdução à Economia, foi a primeira disciplina do curso que envolve economia propriamente dita, na oportunidade o professor e alunos conversaram sobre o conteúdo, o próprio curso e sobre o que está acontecendo na economia do país.A aula foi muito proveitosa e os alunos estavam animados com esse momento presencial.

Coordenadora participa de capacitação em Porto Alegre

Nos dias 11 e 12 de junho a coordenadora do Pólo a professora Ana Lucia Rodrigues Guterra, participou do I Encontro Regional do Sistema Universidade Aberta do Brasil- Região Sul onde foram reunidos junto aos coordenadores de pólo, os coordenadores de cursos das Instituições Federais e a equipe UAB/CAPES/MEC/SEED para discutir e deliberar sobre questões relativas a implantação e implementação de cursos e pólos no sistema UAB.