quinta-feira, 14 de agosto de 2008

CAPACITAÇÃO DE TUTORES EM AGOSTO

Aproximadamente 200 tutores de cursos EaD-UFSC reunem-se em Florianópolis, nos dias 20, 21 e 22 de agosto, no Curso de Formação de Tutores, do Programa Anual de Capacitação 2008. A temática do evento discorre sobre a legislação e procedimentos acadêmicos em EaD, foca o papel da tutor no processo de educação a distância e aborda a utilização do Moodle, plataforma do Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem

(AVEA).

VISITA DE PROFESSOR DA UFSC EM SEBERI

No dia 09 de agosto esteve em Seberi o professor Doutor Rogério da Silva Nunes que possui doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. O professor trabalhou juntamente com os tutores Gilberto e Valnei e acadêmicos do curso de Administração do Pólo de Seberi na atividade de Seminário Temático I, a tarde foi extremamente proveitosa com os trabalhos realizados e apresentados pelos alunos. Os graduandos escolheram uma empresa para avaliar e buscar conhecer seu cotidiano, suas dificuldades e suas potencialidades estudando o ambiente interno e externo das organizações.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

CURSO DE PEDAGOGIA

O curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade de Educação a Distância (EAD), está vinculado à Universidade Aberta do Brasil (UAB) e sediado no Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Intencionalidade Pedagógica

Na UFPEL, o curso de Pedagogia - EAD foi pensado em termos de aproximação mais direta dos alunos com os espaços de atividade docente - as escolas - e com as proximidades geográficas das mesmas. Neste sentido, buscou estruturar toda a proposta para a formação de professores a partir das atividades de pesquisa e investigação da realidade local de cada pólo, sede das atividades presenciais.

ÁREA DE ATUAÇÃO

O curso pretende atender demanda pública de formação de professores através da política do MEC articulada pela UAB. Em consonância com as propostas do Ministério da Educação, o curso atende prioritariamente professores em exercício no magistério. Está aberto, entretanto, para alunos que pretendam vir a ser professores e residam nas regiões de abrangência de cada pólo. Coloca-se, entretanto, uma condição essencial a ser cumprida: que todos os alunos não-docentes estabeleçam algum tipo de parceria com escolas ou centros de estudos de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Afinal, os alunos estão distantes da UNIVERSIDADE por contingências históricas e geográficas. Pedagogicamente, entretanto, nada justifica que façam um curso de formação de professores afastados da ESCOLA.

Instituição

O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel, atualmente, participa de três projetos e oferece, assim, três estruturas distintas, que são: os Pró-Licenciaturas (Fase I e II), em parceria com as prefeituras municipais e o Programa UAB.

Objetivos

O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância visa formar professores de Matemática para atuarem na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, habilitando-os para aprimorar, de forma significativa, suas intervenções nos processos de Ensino-Aprendizagem de Matemática, na auto-formação do aluno como pessoa, na qualidade de ensino nas escolas e na formação da comunidade. O curso prepara, ainda, para a continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.

Projetos

UAB

A UFPEL, participante do processo, atenderá os municípios pólos: Arroio dos Ratos, Cachoeira do Sul, Camargo, Herval, Restinga Seca, Santana da Boa Vista, São Francisco de Paula, Seberi, Videira.

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

O Curso à distância

O Curso de Graduação à distância em Ciências Econômicas tem como objetivo geral a formação de alunos com amplo e diversificado conhecimento para construção autônoma de projetos intelectuais, culturais e profissionais, que permitam uma compreensão da realidade e de sua dinâmica. Além disso, capacita para atuação na sociedade de acordo com referenciais éticos, de forma geral, com domínio do conhecimento, da técnica e da prática de profissões relacionadas à Economia, em termos mais específicos.

Os objetivos específicos do Curso de Graduação em Ciências Econômicas na modalidade à distância são:

  • Possibilitar aos alunos participantes uma formação adequada à construção do conhecimento básico exigido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Ciências Econômicas;
  • Oferecer possibilidades ampliadas de formação por meio da oferta de disciplinas em duas áreas de concentração: (i) desenvolvimento e (ii) economia e finanças empresarias;
  • Possibilitar a realização de atividades práticas para a capacitação necessária ao início do projeto profissional;
  • Desenvolver habilidades para a utilização de novas tecnologias, para busca e sistematização de informações e para elaboração de trabalhos específicos da área de Economia.
O perfil do aluno

De acordo com as novas Diretrizes Curriculares (DCNs), os alunos devem ter as seguintes características:

  • Capacitação e aptidão para compreender questões científicas, técnicas, sociais e políticas relacionadas com a economia;
  • Domínio de novas informações, flexibilidade intelectual e adaptabilidade, bem como sólida consciência social, indispensável ao enfrentamento de situações e transformações político-econômicas e sociais na sociedade brasileira e no conjunto das funções econômicas mundiais;
  • Base cultural ampla, que possibilite o entendimento de questões econômicas no seu contexto histórico-social;
  • Capacidade de tomada de decisões e de resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação;
  • Capacidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos e
  • Domínio das habilidades relativas à efetiva comunicação e expressão oral e escrita.
De forma adicional ao proposto pelas DCNs, o projeto pedagógico do curso de Ciências Econômicas estabelece como características desejadas para o egresso do curso os seguintes itens:

  • Capacitação e desenvolvimento de competência para realização de atividades específicas da formação de economista;
  • Domínio de conhecimento e técnicas específicas da profissão de economista e
  • Habilidade para análise dos fenômenos contemporâneos, com a utilização de conhecimento, técnica e prática específica do economista.