quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Visita de professores da UFSC no pólo de Seberi

No dia 26 de setembro os alunos dos cursos de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis terão aulas com os professores Phd Inder Jeet Taneja  e o professor Fernando Guerra que irão ministrar aulas nas disciplinas de Matemática Financeira I e Matemática II. Os alunos aguardam com grande expectativa a vinda dos professores ao pólo de Seberi.

Parceria entre UAB e ACI

Em preparação ao II Encontro Integrador entre Cursos, a coordenadora do Pólo da UAB de Seberi e os tutores dos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Ciências Contábeis participaram no dia 09 de setembro de uma reunião com a diretoria da Associação Comercial de Seberi. O objetivo foi de estabelecer parceria em uma pesquisa ao comércio local para saber das necessidades das empresas e a culminância do trabalho será com a participação de professor da Universidade Federal de Santa Catarina. 

A revolução da educação a distância

A sigla EAD refere-se à educação a distância, indiscutivelmente a maior inovação desta era do conhecimento no setor educacional. Nascida no século XX, na forma do ensino por correspondência, evoluiu para as tecnologias contemporâneas.

MATEMÁTICA A DISTÂNCIA - UFPEL

Objetivo

O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas visa formar professores de Matemática para atuarem na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, habilitando-os para aprimorar, de forma significativa, suas intervenções nos processos de Ensino-Aprendizagem de Matemática, na auto-formação do aluno como pessoa, na qualidade de ensino nas escolas e na formação da comunidade. O curso prepara, ainda, para a continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.

Matemática pela Universidade Aberta do Brasil- UAB

A UFPEL, participante do processo, atende pela UAB os municípios pólos: Arroio dos Ratos, Cachoeira do Sul, Camargo, Herval, Restinga Seca, Santana da Boa Vista, São Francisco de Paula, Seberi e Videira.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

ENADE

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES


O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Conforme a Portaria Normativa nº 3, de 1º de abril de 2008,os cursos de Matemática e Pedagogia estão entre os demais que serão avaliados no dia 09 de novembro de 2008, com início às 13 horas (horário de Brasília). Os alunos dos dois cursos do Pólo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil de Seberi já estão conscientes desta avaliação que se fará por amostragem e a participação no Exame constará no histórico escolar do estudante ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC.

Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Matemática à Distância são dois dos cursos selecionados para fazer o exame nesse ano.

TUTORES DE ADMINISTRAÇÃO PARTICIPARAM DE CAPACITAÇÃO EM FLORIANÓPOLIS


Os tutores do Curso de Administração da UAB-Seberi Gilberto de Souza e Valnei Viana, participaram nos dias 20 a 22 de agosto de 2008 de uma capacitação na cidade de Florianópolis, a capacitação teve por objetivo oferecer novas informações no que diz respeito a Educação a Distãncia, trabalhou-se a questão dos Procedimentos Acadêmicos e Legislação, com a professora Araci Hack Catapan, as professoras Marialice de Moraes e Eleonora Milano Falcão Bueno colocaram a respeito da Tutoria, papéis, funções e comunicação, o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem foi destacado pelo professor Ricardo Silveira e sua equipe, as professoras Sonia Maria Pereira e Marialice de Moraes, trabalharam as Técnicas de Estudo.
O curso também organizou oficinas práticas para trabalhos no AVEA e de Integração, onde todos puderam compartilhar as suas experiências e trocar informações, os tutores do curso de Administração tiveram uma reunião com os professores Marcos Dalmau, Mauricio Rissi e Rogério Nunes, para debater sobre a situação do curso em cada Pólo.
Para encerrar a capacitação os tutores foram visitar a UFSC para conhecerem sua estrutura física e também a tutoria dos cursos e os tutores á Distãncia.