quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

SAAD- Sistema de Auto-Avaliação de disciplinas da UFSC

Até o dia 31 de janeiro, as disciplinas dos cursos UAB/UFSC estarão sendo avaliadas pelos estudantes matriculados no segundo período de 2008. O período de auto-avaliação é sempre um momento de reflexão e melhoria, que pede a participação e o comprometimento de cada cursista. Reflexão, porque o estudante precisa parar a sua atividade diária e pensar sobre como está fazendo o seu curso, se está obtendo resultados, avançando na sua formação, se está indo pelo caminho certo. Melhoria, porque é o momento de apontar erros e acertos para contribuir com o aperfeiçoamento do curso, do pólo, do professor, da instituição. A avaliação é uma contribuição que o estudante faz para tornar a UFSC cada vez melhor!

O CRESCIMENTO DO EAD

Segundo o coordenador do anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a distância (AbraEAD) Fábio Sanchez, a modalidade de ensino que mais cresce no país é a modalidade a distância. Hoje, já chegam a quase 1 milhão (972 mil) os estudantes em todas as áreas de ensino a distância, desde o antigo supletivo até a pós-graduação.

VISITA DE PROFESSORES DA UFPEL

No dia 26 de janeiro estiveram no Pólo de Seberi o Coordenador do Curso de Pedagogia a distância da UFPEL o professor José Fernando Kieling, a professora Liliam Lorenzato e a professora Juliane Vargas Nunes para proceder ao processo seletivo de tutor presencial. Aproveitaram a oportunidade para ver o andamento do pólo e sua estrutura. Os resultado oficial da seleção será divulgado após o processo seletivo que está sendo realizado em todos os pólos envolvidos.

SOBRE A UAB

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem como prioridade a formação de professores para a Educação Básica. Para atingir este objetivo central a UAB realiza ampla articulação entre instituições públicas de ensino superior, estados e municípios brasileiros, para promover, através da metodologia da educação a distância, acesso ao ensino superior para camadas da população que estão excluídas do processo educacional.

O Sistema Universidade Aberta do Brasil foi criado pelo Ministério da Educação em 2005 no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação com foco nas Políticas e a Gestão da Educação Superior sob 5 eixos fundamentais:

  1. Expansão pública da educação superior, considerando os processos de democratização e acesso.
  2. Aperfeiçoamento dos processos de gestão das instituições de ensino superior, possibilitando sua expansão em consonância com as propostas educacionais dos estados e municípios;
  3. A avaliação da educação superior a distância tendo por base os processos de flexibilização e regulação em implementação pelo MEC;
  4. As contribuições para a investigação em educação superior a distância no país.
  5. O financiamento dos processos de implantação, execução e formação de recursos humanos em educação superior a distância.

Tendo como base o aprimoramento da educação a distância, o Sistema UAB visa expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior. Para isso, o sistema tem como base, fortes parcerias entre as esferas federais, estaduais e municipais do governo.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

PROCESSO SELETIVO PARA TUTOR PRESENCIAL

Foi divulgado hoje dia 23 de janeiro de 2009 a Homologação das isncrições do processo seletivo para Tutor Presencial em Pedagogia referente ao Edital nº. 01/2008.

Primeira Etapa da Seleção pós-homologação:

O candidato que teve sua inscrição homologada deverá comparecer na sede do polo, domingo de manhã, dia 25 de janeiro para prestar prova escrita, a partir das 9 horas até as 12 horas, lembrando que o candidato deverá comparecer com 20 minutos de antecedência antes do horário previsto em edital para o inicio da prova.

Segunta Etapa:

A entrevista está prevista a partir do dia 26 de janeiro de 2009, maiories informações serão divulgadas até o dia da prova escrita, leia edital atentamente.

Maiores informação acesse o endereço do edital e leia atentamente suas informações.

Site de noticia postado o Edital de Homologação:

http://www.ufpel.edu.br/lpd/


Edital de Retificação:

http://www.ufpel.edu.br/lpd/docs/edital_tutor_presencial_1.2008_retificado.pdf


Edital de Homologação:

http://www.ufpel.edu.br/lpd/docs/homologacao_das_inscricoes_selecao_professor_tutor_presencial.pdf


Informações:

Telefone: (55) 3746-2011
e-mail: uabseberi@gmail.com

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL PARA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFPEL

Abertas as inscrições para processo seletivo simplificado para função de tutor presencial para atuar no Curso de Pedagogia a distância da UFPEL.

Divulgação do Edital encontra-se no site: http://www.ufpel.edu.br/lpd

Edital de Abertura:
http://www.ufpel.edu.br/cead/docs/edital_tutor_1912.pdf

Edital de Retificação:
http://www.ufpel.edu.br/lpd/docs/edital_tutor_presencial_1.2008_retificado.pdf

Inscrição: de 13 a 20 de janeiro de 2009 nos turnos da manhã e noite no Polo de Seberi.


Ficha de Inscrição:
http://www.ufpel.edu.br/lpd/docs/ficha_inscricao_tutor_presencial.pdf


Documentos:
  • Cópia autenticada de cédula de identidade;
  • Cópia autenticada de CPF;
  • Cópia autenticada de diploma e certificado de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia;
  • Duas fotos 3x4 -ficha de inscrição;
  • Curriculum vitae, com cópia dos respectivos comprovantes;
  • Memorial descritivo de sua trajetória docente.


Vagas:
  • 2 vagas para o pólo de Seberi.

Provas:
  • Prova escrita (50 pontos)- 25 de janeiro das 9h às 12h;
  • Entrevista (50 pontos)- 26 de janeiro de 2009 no pólo por ordem alfabética.

Função, carga horária e remuneração:
  • Carga horária: 20 horas semanais para função de tutor;
  • Remuneração: R$ 500,00(quinhentos reais) mensais.

Divulgação dos resultados Os resultados serão divulgados na página da UFPEL.