segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014



Reitoria publica Nota sobre Cursos UAB da UFPel
Aos Alunos, Tutores e Professores Pesquisadores dos Cursos UAB/UFPel

Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2014/02/10/reitoria-publica-nota-sobre-cursos-uab-da-ufpel/

A gestão da UFPel, comprometida com a qualificação e a expansão da educação a distância em nossa Instituição, após a manifestação externada por integrantes do Conselho Universitário, decidiu revogar a Portaria nº 130/2011. Com isso, foi necessário repensar a lotação dos Cursos atualmente lotados no Centro de Educação a Distância, sendo criadas Comissões Especiais de Trabalho com integrantes do CEAD para apresentar estudos sobre a lotação destes cursos (Portaria nº 295/2014).
A decisão vai ao encontro da qualificação do trabalho na modalidade a distância, ampliando o grupo de profissionais de nossa Instituição que apoiará o atendimento aos nossos Cursos UAB, além de garantir a legalidade das ações na área de EaD na UFPel. Considerando que há um grande distanciamento entre o que era oferecido aos alunos presenciais e aos alunos UAB, a gestão está defendendo que os cursos na modalidade EaD sejam lotados juntos aos cursos da modalidade presencial. A estrutura proposta permitirá aos estudantes da modalidade a distância contatos com mais profissionais altamente qualificados que poderão oferecer orientações, via encontros presenciais, vídeo-aulas e webconferências. Temos certeza de que isso representará um salto de qualidade na formação desses discentes.
Houve muita divulgação de informações incorretas sobre os objetivos da reformulação da estrutura de atendimento aos Cursos na modalidade EaD proposto pela nossa gestão da Universidade Federal de Pelotas. A estrutura proposta vem para reforçar os laços existentes entre a UFPel e as administrações dos Polos e de suas respectivas Prefeituras. Esta vem, também, para valorizar o trabalho de Professores Pesquisadores e Tutores Presenciais e a Distância. Sabemos que os Tutores são os que têm maior contato com os alunos dos Cursos. Percebemos que são estes que mais procuram atender aos anseios desses alunos e dirimir suas eventuais angústias, além de auxiliá-los, diretamente, em suas dúvidas sobre conhecimentos especificamente tratados no desenvolvimento dos Cursos.
Além disso, com o caminho escolhido por nossa gestão, a UFPel oferecerá novos cursos, particularmente de Pós-Graduação, o que deverá representar, eventualmente, oportunidades a profissionais que concluem Cursos UAB de qualificarem, ainda mais, sua formação. Ao longo deste ano, estimularemos que outras áreas da UFPel construam seus Projetos de Curso a Distância com a qualidade que os eventuais alunos merecem. Acreditamos que, a partir de 2015, a UFPel ampliará a oferta de Cursos nesta modalidade substancialmente.
Também, assim que se concluírem as reformas do Prédio onde se instalará a infraestrutura de atendimento aos Cursos na modalidade EaD, poderemos melhorar, ainda mais, o atendimento aos Cursos. Atualmente, ainda precisamos utilizar equipamentos e espaços físicos inadequados ao bom funcionamento dos Cursos, dificuldade herdada da gestão anterior da UFPel.
A estrutura do prédio novo prevê uma organização mais eficiente para o atendimento às demandas dos alunos, Tutores e Professores Pesquisadores dos Cursos UAB, além de demandas dos Coordenadores de Polo.
Destacamos, a seguir, alguns itens que deverão ser implementados ao longo do ano de 2014, os quais julgamos especialmente importantes:
  • Ampliação e melhoria na qualidade do atendimento aos alunos dos Cursos, particularmente, no período noturno;
  • Reativação da prática de produção de materiais didáticos para atendimento aos Cursos UAB;
  • Ampliação  da prática de contato com os alunos e Tutores Presenciais dos Cursos, tanto a distância, quanto presenciais;
  • Aumento do número de profissionais da UFPel engajados no processo educativo dos Cursos;
  • Atendimento à Legislação Federal vigente;
  • Valorização dos trabalhos dos Tutores dos Cursos.
Nesta nova fase da Educação a Distância da UFPel, temos a certeza de poder contar com o apoio de profissionais de nossa Instituição e das Prefeituras dos Polos para o fortalecimento das ofertas de Cursos nesta Modalidade.
Publicado em 10/02/2014, em Notícias. Marcado com as tags Reitoria, UAB.