segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Aberto edital para tutor presencial de Licenciatura em Computação da UFSM

Seleção para tutoria presencial do Curso de Licenciatura em Computação
UAB/UFSM na modalidade a distância
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 A presente seleção de candidatos a tutores será regida por este Edital e será
executada pela Universidade Federal de Santa Maria.
1.2 O tutor selecionado por este edital atuará com carga horária de 20 horas semanais
junto ao polo presencial ao qual se inscreveu;
1.3 Os horários serão definidos de acordo com as necessidades específicas do Curso e
poderão incluir horários noturnos e sábados.
2. DAS VAGAS
Será ofertada 01 (uma) vaga para tutoria presencial em cada Polo. Para cada Polo,
serão selecionados também 02 (dois) suplentes para banco de reserva, com validade de
um ano, podendo ser renovado por igual período. No caso de desistência ou
desempenho considerado insuficiente de um tutor titular, este será substituído pelo
suplente.
3. DOS REQUISITOS BÁSICOS
3.1 Conforme Portaria Capes nº. 183/2016:
3.1.1 Possuir graduação e, no mínimo 01 (um) ano de experiência no Magistério Básico
ou Superior (de acordo com Art. 4º, Inc. III);
3.2 O candidato não poderá pleitear vaga como aluno no referido curso;
3.3 Residir no município do polo.


RELAÇÃO FINAL DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS NO EDITAL Nº 032/UFSM/PRPGP DE 06 DE OUTUBRO DE 2016, INSCRIÇÃO AO PROCESSO SELETIVO DE PÓS-GRADUAÇÃO, NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO, MODALIDADE A DISTÂNCIA, DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Os candidatos a vaga da Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio/UFSM necessitam fazer a solicitação e confirmação de sua vaga.
http://site.ufsm.br/arquivos/uploaded/editais/c0877d6b-47f1-49f8-a817-ab899c613c6e.pdf
PERIODO PARA SOLICITACAO DE CONFIRMACAO DA VAGA, ENTREGA OU
POSTAGEM DA DOCUMENTACAO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS: será realizada no
período de 01 a 03 de fevereiro de 2017.


POLO DE SEBERI/RS
NÚMERO DE INSCRIÇÃO CANDIDATO CLASSIFICADO
996 JOÃO HEITOR SILVA MACEDO
2997 LEILA CORDOVA MALDANER
2825 MARIA HELENA TRINDADE CORREA
2145 ROSANE MARIZA ALBARELLO CENTENARO
2914 VANESSA DIAS SCHROEDER DA SILVA

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Aguardando lista de Aprovados do Vestibular

A qualquer momento sairá a lista dos aprovados para Educação do Campo e Licenciatura em Computação da UFSM. Conforme edital, de 1 a 3 de fevereiro de 2017 os aprovados precisam confirmar a vaga via web no site ( www.ufsm.br/derca). Após clicar no local indicado o candidato deve inserir o número de inscrição que consta ao lado do seu nome na listagem dos classificados.
A ENTREGA DE DOCUMENTOS NO POLO SERÁ APENAS PRESENCIAL, no dia 04 de fevereiro de 2017. após a confirmação de vaga na web.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
a) Comprovante de solicitação da Confirmação de Vaga
Documento impresso e assinado, pode ser obtido através do site http://coral.ufsm.br/derca/
b)Histórico escolar do Ensino Médio ou curso equivalente - Uma cópia autenticada ou uma via original
c) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente - Uma cópia autenticada ou uma via original - Esse documento pode estar na mesma folha do Histórico Escolar, mas é obrigatório que o aluno apresente a certificação de que ele concluiu o Ensino Médio ou equivalente a qual é emitida pela escola onde terminou o curso em questão.
d) Certidão de nascimento ou casamento - Uma cópia
e) Documento de Identidade Civil (RG) -Uma cópia
f) CPF -Uma cópia -Se não constar o número do CPF no RG.
g) Título Eleitoral - Uma cópia -Opcional para candidatos com idade entre 16 e 18 anos; obrigatório para candidatos com mais de 18 anos
h) Documento militar - Uma cópia Deve comprovar que o candidato está em dia com o serviço militar. É obrigatório a partir de 1º de janeiro do ano que completa 19 anos e até 31 de dezembro do ano em que completa 45 anos.
i) Registro junto ao Ministério da Justiça (Lei 6815/ 80, art.30), Uma cópia- Apenas para candidatos estrangeiros.
j) Declaração de Equivalência de Estudos , conforme Resolução nº 155/80 do CEE (Conselho Estadual de Educação). -Uma cópia Para candidatos que tenham concluído o Ensino Médio no exterior.

Curso de Educação do Campo convoca candidatos à tutoria (tutor a distância) para fase 2 e 3 do Edital 3/2017

Informações disponíveis em:

https://nte.ufsm.br/home1/noticias/338-curso-de-educacao-do-campo-convoca-candidatos-a-tutoria-para-entrevista

domingo, 22 de janeiro de 2017

Domingo é dia de vestibular no Polo UAB de Seberi










Vestibular no Polo UAB de Seberi

Hoje acontece o vestibular para os cursos da UFSM no Polo UAB de Seberi. Dos 46 inscritos, compareceram 44 candidatos para a realização da prova composta por 50 questões objetivas. A abstenção foi baixa e isso é fator importante considerado pela prof Ana Lucia. Toda a equipe do polo está envolvida no vestibular auxiliados pelo representante da UFSM professor Roger.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Entrevista à Rádio Sociedade Seberi

No dia 17 de janeiro a coordenadora do Polo UAB de Seberi, Ana Lucia, concedeu entrevista na Rádio Sociedade Seberi com o objetivo de divulgar o Polo UAB e suas ofertas para o ano de 2017. Também a prof Ana Lucia falou sobre os cursos Educação do Campo e Licenciatura em Computação que serão ofertados pela UFSM,  sobre o vestibular que acontece no domingo dia 22 de janeiro.
Hoje, 18 de janeiro, a coordenadora concedeu entrevista à Rádio Luz e Alegria de Frederico Westphalen divulgando o Polo UAB de Seberi.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Educação Especial abrem inscrições para tutores

Fique atento às datas, acesse os editais e confira os requisitos para cada curso em: https://editais.nte.ufsm.br/inscricao/index.php/site/editaisAbertos

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Listagem dos inscritos com local de prova


Os candidatos inscritos no Vestibular 2017/EAD da UAB-UFSM (1º Semestre),já podem conferir a Listagem dos Inscritos com local de prova. A partir dessa listagem, de consulta OBRIGATÓRIA, o candidato deverá verificar seus dados e conferir seu local de prova.
Se o candidato não encontrar seu nome nessa listagem, deve contatar a COPERVES até o dia 20 de janeiro de 2017, munido do boleto bancário o qual, no caso de candidato não isento da taxa de inscrição, deve ter seu pagamento comprovado.
O Concurso será realizado domingo, dia 22 de janeiro de 2017, com início às 09 horas.
Clique aqui e confira a listagem.

http://www.coperves.ufsm.br/concursos/vestibular_ead_2017/arquivos/vestibular_ead_2017_listagem_dos_inscritos.pdf
Dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone (55)3220 8170 ou pelo e-mail falecom@coperves.ufsm.br



VESTIBULAR NO POLO UAB DE SEBERI NO PRÓXIMO DOMINGO 22.

O candidato realizará a prova no dia 22 de janeiro de 2017, das 09 horas às 13 horas (quatro horas de duração),  conforme local indicado na Listagem dos Inscritos com local de prova.
O candidato deverá apresentar-se no local de realização da prova 30 minutos antes do seu início, ou seja, às 08h30min, portando um documento de identificação original com foto (Anexo 4) e uma CANETA ESFEROGRÁFICA DE TINTA PRETA.
Após o primeiro sinal, é estritamente proibida a entrada de candidato que se apresentar depois do fechamento  dos acessos controlados pelos porteiros.
No dia 16 de janeiro de 2017, Segunda-feira, a COPERVES divulgará a Listagem dos Inscritos com local de prova no endereço  eletrônico (www.coperves.ufsm.br). A partir dessa listagem, de consulta OBRIGATÓRIA, o candidato deverá verificar seus dados e conferir seu local de prova. Se o candidato não encontrar seu nome nessa listagem, deve contatar a COPERVES até o dia 20 de janeiro de 2017, munido do boleto bancário o qual, no caso de candidato não isento da taxa de inscrição, deve ter seu pagamento comprovado.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

10 anos de existência do Polo UAB de Seberi- 2007-2017

Neste ano o Polo UAB de Seberi estará completando 10 anos de existência no município de Seberi. Uma trajetória que merece ser comemorada! Seberi ter Ensino Superior é motivo de orgulho porque valoriza a educação dos nossos jovens e também dos jovens da região. Não existe idade para estudar! Sempre é tempo de aprender. Este ano, a UFSM é nossa parceira na oferta de cursos qualificados. O Polo de Seberi oferta neste ano: Educação do campo, Licenciatura em computação e Especialização no Ensino de Filosofia para o Ensino Médio. Educação não é gasto mas investimento no futuro da vida das pessoas.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

EDUCACAO DO CAMPO - UFSM


   Seu objetivo é atender as demandas das populações do campo que lutam por uma educação de qualidade, gratuita, democrática e diferenciada, respeitando as especificidades do campo no contexto da agricultura familiar e da agroecologia. O curso contempla professores de quatro centros de ensino da UFSM: Centro de Ciências Rurais, Centro Ciências de Naturais e Exatas, Centro de Educação e Centro de Ciências Sociais Humanas.
   Duração de 8 semestres, 4 anos, na Modalidade a distância, mas haverá encontro presenciais, cerca de 2 a 3 por semestre nos Polos de Seberi, Cerro Largo, Itaqui, Agudo e São Sepé para realização de aulas e provas. Carga horária do Curso 3 330 horas. Grade curricular se divide em três núcleos:
- Núcleo Básico: serão trabalhados as Disciplinas para fazer a formação do
professor
- Núcleo Específico: Habilitar para as Ciências Humanas e Agroecologia
- Núcleo integrador: contempla 6 seminários e 4 estágios curriculares.
   O curso tem habilitação em Ciências Humanas visando a formação de licenciados para atuarem no Ensino Fundamental nas Disciplinas de História e Geografia, e no Ensino Médio nas Disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. 
Além de preparar profissionais de preparar projetos interdisciplinares e propostas pedagógicas inovadoras tendo como base  epistêmica a agroecologia voltada para a educação do campo. O curso tem como característica a habilitação para a grande área da ciências humanas que contempla a História e Geografia nas series finais do Ensino Fundamental, Sociologia, Filosofia, Historia e Geografia no Ensino Médio. 
   Curso de Licenciatura Educação do Campo, curso diferenciado, ofertando disciplinas no eixo temático de agroecologia. Conteúdos da transição da produção agropecuária convencional para uma agricultura de base convencional para uma agricultura de base ecológica que respeita mais os
ciclos da natureza, os costumes, hábitos, ética das populações e sociedade, sem deixar de ter em vista a questão econômica. Os agricultores precisam sobreviver, comercializar seus alimentos, se perpetuar no campo, dar sustento para suas famílias. 

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO- UFSM


OBJETIVO DO CURSO

Formar professores ou licenciados em computação de Ensino Fundamental, Médio e Técnicos na área de informática. A ideia é preparar professores na área de computação, mas também, formar profissionais para trabalhar em empresas de assessoria, ou empresas que desenvolvem software educacional, na área de designer instrucional que existe bastante mercado atualmente, na modalidade da educação a distância. Preparar profissional para trabalhar como professores e consultores, também produzindo material didático digital para ser utilizado na educação a distância. 
   Vai funcionar em Cinco Polos: Seberi, Sarandi, Palmeiras das Missões, Três Passos e Cruz Alta, temos 25 vagas em cada Pólo, curso totalmente a distância, mas as avaliações serão presenciais, agendadas nos Polos pelos tutores, com algumas atividades nos finais de semana aos sábados. 
   O Curso de Licenciatura de Computação está dividido em 8 semestres, várias disciplinas de estágio supervisionado onde o aluno irá até uma escola ou empresa, para fazer atividade prática em diferentes níveis do ensino fundamental ou médio, nas escolas ou região onde reside, no momento em que esses estágios começarem a acontecer, terão um supervisor que se fará presente nas escolas, com a intenção de levar para sala de aula a tecnologia da informação como alguns softwares educacionais, projetos de apoio para aulas nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, jogos educacionais, desenvolvendo atividades práticas como futuro licenciado.
   O currículo do curso tem duas grandes correntes: a Computação e a Educação, as disciplinas são importantes:
- Área de Computação: Programação, Banco de dados, Sistemas operacionais para formar um profissional que entende em computação.
- Área de Educação: Disciplinas de Didáticas, Sociologia, Filosofia, Metodologia do Ensino de Aprendizagem. Como na área de computação não existe regulamentação da profissão nada impede que o Licenciado em Computação atue na empresa como programador, agente de projetos, não é proibida pela legislação. Para atuar em escolas a Licenciatura é imprescindível, podendo trabalhar nas empresas e nas escolas, envolvendo essas duas vertentes

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

VESTIBULAR

Comunicamos aos inscritos que a prova no dia 22 de janeiro acontecerádas 09 horas às 13 horas (quatro horas de duração). E o candidato deverá apresentar-se no local de realização da prova 30 minutos antes do seu início, ou seja, às 08h30min, portando um documento de identificação original com foto e uma CANETA ESFEROGRÁFICA DE TINTA PRETA.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Cursos ofertados

No ano de 2017 estarão sendo ofertados os cursos de: Educação do Campo, Licenciatura em Computação e Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio, todos pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Inscritos para o vestibular em janeiro de 2017

A UFSM ofertará no Polo UAB de Seberi dois cursos de Graduação: Educação do Campo e Licenciatura em Computação. O vestibular acontecerá em 22 de janeiro de 2017. Ao todo se inscreveram 46 pessoas para a oferta de 50 vagas: Computação - Licenciatura: 31 inscritos e Educação do Campo: 15. O vestibular acontecerá no Polo UAB de Seberi.


Coordenadora interina

O Polo de Apoio Presencial da UAB de Seberi conta com nova coordenadora interina. É a professora Ana Lucia Rodrigues Guterra que foi a primeira coordenadora do Polo desde o seu início.