quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

INAUGURADO PÓLO UAB/SEBERI


Confira a íntegra da notícia produzida pela Agência Da Hora, relatando a inauguração do Pólo UAB/Seberi:

A cerca de um ano atrás, estava sendo implantado nas cidades de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, o Centro de Educação Superior Norte – RS (Cesnors), a primeira instituição de ensino superior gratuito do governo federal na região.

No dia 27 de novembro, foi inaugurado o pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no município de Seberi, na região do Médio e Alto Uruguai. A UAB, é uma extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O pólo disponibilizará aos acadêmicos cinco cursos de graduação: Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração pela UFSC e Matemática e Pedagogia pela UFPel, totalizando 250 vagas. A sede da universidade será o terceiro andar do Instituto Estadual de Educação Maria Tereza em Seberi.

Na solenidade de inauguração, estiveram presentes as autoridades municipais e regionais, assim como os professores Fernando Kieling e Marcio Figueredo, representantes da UFPel e Diógenes Fagundes Magalhães, representante do governo estadual.

Em entrevista a Agencia Da Hora o prefeito municipal de Sebreri Marcelino Galvão Bueno Sobrinho (PMDB), declarou que a educação em um município diz respeito ao desenvolvimento de toda uma sociedade, é uma conquista muito grande para o município de Seberi que contou com o apoio de autoridades federais. O prefeito ainda expôs sua preocupação com a falta de estrutura física para o próximo ano, com o ingresso das segundas turmas na Universidade Aberta do Brasil pólo de Seberi,“ Temos que nos preocupar com 2008, os espaços oferecidos, no próximo ano serão insuficientes, pois a cada ano teremos mais 250 alunos. Precisamos arrumar recursos para a construção da sede própria, a ampliação do espaço físico ocupado para abrigar todos os alunos que irão freqüentar a UBA é fundamental”, declara Marcelino.

Além das autoridades, estavam presentes muitos alunos da UAB. A acadêmica Mariucha Pereira Dassoler de 24 anos, futura acadêmica de Matemática e Ciências Econômicas falou sobre suas expectativas para o início das aulas, “espero ter uma nova oportunidade, esclarecer dúvidas, interagir com as pessoas e me tornar uma profissional competente”.

A coordenadora do pólo da Universidade Aberta do Brasil, Ana Lúcia Rodrigues Guterra destaca que, “o ensino será gratuito e de qualidade, garantido pelas duas universidades que os assistem. A implantação do pólo é importante para região, pois esta uma região economicamente pobre e muitas famílias tem dificuldade de manter seus filhos na universidade particular, é uma oportunidade, pois os estudantes não precisarem se deslocar para os grandes centros”.

O período de matriculas dos cursos oferecidos pela UFSC se dará no período de 11 a 13 de dezembro, com aula inaugural no último dia de matrícula das 10 as 11 hs, onde os alunos assistirão uma teleconferência, com o início do semestre no dia oito de fevereiro. O curso de pedagogia tem início no dia três de dezembro, onde se iniciará a capacitação dos alunos, seguindo durante o mês de janeiro e tendo um recesso no mês de fevereiro. Já o curso de matemática, terá uma capacitação dos alunos no mês de dezembro, mas o inicio das aulas se dará no mês de março de 2008.

A UAB, terá ensino à distancia, já possuí uma boa estrutura para recepcionar as primeiras turmas e conta principalmente com o empenho dos munícipes de Seberi que desejam o crescimento e desenvolvimento da universidade e do próprio município.

Carina Venzo Cavalheiro / Da Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário