quinta-feira, 30 de julho de 2009

MEDIDAS PREVENÇÃO CONTRA O CONTÁGIO DA GRIPE A

Pessoal, sabemos, as notícias estão aí, que a previsão da Secretaria Estadual da Saúde de que o número de casos no Rio Grande do Sul deve passar de 10 mil para 20 mil até a próxima semana, podendo chegar a 40 mil em 15 dias.
Em um comunicado assinado pela governadora Yeda Crusius, a recomendação é que as escolas municipais, privadas e universidades também sigam a orientação de prorrogar o período de férias.
O governo do Rio Grande do Sul decidiu nesta quarta-feira (29) adiar o retorno às aulas da rede estadual de ensino para o dia 17 de agosto por causa da nova gripe. No total, o estado registrou 19 mortes em decorrência na nova gripe. No país, já são 56 óbitos.
Quanto as atividades no Polo de Apoio Presencial de Seberi, todos os cursos seguem suas rotinas normalmente, visto que não recebemos nenhuma orientação ou comunicado das IFES parceiras do Polo.
Entretanto, diante das informações noticiadas, estabelecemos algumas Ações Preventivas para evitar possíveis contatos e contágios com pessoas infectadas com o vírus da gripe A.
* Estando resfriado/gripado e tiver que ir ao Polo, procurar usar máscara. E, só procurar o Polo, em caso de extrema necessidade (nos dias de atividades síncronas), evitando com isto aglomerações.
"Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o vírus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, teclados, mouses, monitores (sempre que houver umidade). Recomendamos extremar a higiene das mãos".
*Evitar passar as mãos nos olhos e boca, cuidar apertos de mãos no cumprimento, uma medida extrema, mas que pode evitar contágio.
* No Polo, todos os ambientes são higienizados com álcool. Há álcool em gel para se passar nas mãos (disponível na secretaria, sala de tutores e coordenação) ou então todos são orientados a lavá-las bem com água e sabão.
A prevenção é a melhor arma contra a doença!
Contamos com a colaboração de todos!
Um abraço!
Ana Lucia-coordenadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário