quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS/UAB SEBERI

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

ANGELA TEREZINHA DA SILVA EDUCAÇÃO PARA A PAZ

UMA EXPERIÊNCIA DE CONSCIENTIZAÇÃO NA ESCOLA

Seberi, 02 março de 2010.

INTRODUÇÃO

Hoje em dia se fala muito em paz, mas pouco se faz para que ela realmente aconteça. Tendo em vista a batalha desenfreada pela aquisição de dinheiro e pelo acúmulo de capital acaba-se esquecendo certos valores e cuidados fundamentais para a sobrevivência humana, da fauna e da flora.

Muitas vezes falamos em promover a paz, mas acabamos nos perdendo no caminho, pois não estamos suficientemente preparados para entender a complexidade da interferência desastrosa que nós seres humanos estamos causando no ciclo da vida humana e do meio ambiente com a destruição da natureza e do próprio homem. O primeiro passo para esse entendimento é a busca pela paz interior, pois muitas vezes deixamos de lado por simplesmente não termos tempo para pararmos e refletirmos sobre nossas ações perante nós mesmos e nosso semelhante. Somente a partir do momento em que realmente nos encontrarmos e conseguimos nos desapegar de sentimentos como a inveja, o ódio, a amargura e o ressentimento teremos maior domínio de nossas emoções e de nossa razão. Assim, teremos maior facilidade para entender aqueles que nos cercam os respeitando cada um com seus limites e potencialidades dentro do seu contexto econômico, social, cultural.

Devemos acreditar na conscientização do ser humano quanto aos danos que os mesmos vêm causando contra a natureza e contra seus semelhantes.

Para isto, nada melhor do que começarmos esse trabalho pelas crianças, pois as mesmas fazem com que a mensagem chegue até a família, a qual acaba tomando consciência e colaborando com o tema trabalhado. E foi pensando nisso que o grupo de trabalho de Educação para a Paz, grupo esse que é formado por cinco alunas do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal de Pelotas/UAB Seberi, resolveu agir. Pondo em prática um pouquinho do tema Educação para a Paz com os alunos das turmas parceiras para que os mesmos divulgassem a idéia Paz em sua vasta abrangência nas famílias e comunidades onde vivem. De forma que todos os envolvidos nesse trabalho possam realmente entender e nos engajarmos em um trabalho de rejeição a todos os atos violentos, seja em âmbito físico, moral ou emocional. Meu trabalho foi realizado com os alunos do segundo ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Waldemar Sampaio Barros localizado no distrito de Osvaldo Cruz no Município de Frederico Westphalem.

TRANSFORMANDO A CULTURA DE PAZ EM REALIDADE COTIDIANA.

Na realização das atividades referentes à preservação da natureza e de solidariedade com a turma parceira pude perceber como as crianças eram individualistas e sem respeito com os colegas. Mas depois que construímos a árvore da solidariedade e de termos trabalhado com afinco o tema solidariedade e respeito, pude perceber o quantos às crianças evoluíram de forma positiva nas questões acima citadas. Durante a construção da árvore trabalhamos em grupo com troca de idéias, recortes e pintura de painéis, pinturas da árvore e de suas flores e folhas. Folhas e flores essas que contém frases feitas pelas crianças que demonstram a assimilação do tema trabalhado, e que a partir daquele momento passaram a ser usados diariamente pelas crianças tanto na escola no trato com colegas e professores quanto em casa com a família e na sociedade em que vivem.

Dentre todas as atividades que trabalhamos preservação do meio ambiente e solidariedade, a que mais marcou as crianças foi a visita à usina de reciclagem, pois ali elas tiveram a oportunidade de vivenciar como é importante a reciclagem em casa dos resíduos sólidos e orgânicos. Reciclando, além de contribuírem com a natureza colaboram com o trabalho dos funcionários da usina. As crianças gostaram muito da atividade, pois conseguiram fazer uma assimilação da aprendizagem de uma maneira divertida e descontraída fora da rotina da sala de aula onde geralmente ficam sentados ordenadamente ouvindo as informações que são transmitidas pelo professor.

Através do tema solidariedade e respeito abordamos a questão da paz e da não violência. As crianças são muito conscientes quanto à diferença entre paz e violência, mas mesmo assim cometem pequenos atos violentos os quais consideram comuns, pois vivem em uma realidade social e cultural onde aquilo já se tornou uma rotina, algo comum entre eles. As crianças agem e se comunicam na escola como agem em casa, pois aprendem o que vivenciam desde seu nascimento. E é por esse e outros motivos que nós, futuros educadores devemos estar preparados para trabalhar com diferentes realidades sociais e culturais em sala de aula. E aos poucos ir mediando a conscientização das crianças para que as mesmas se motivem e vivam uma cultura de paz, solidariedade, respeito e de repúdio a atos violentos contra seu semelhante e contra a fauna e a flora.

As crianças aprendem muito rápido as informações recebidas, e mais ainda quando essas informações são passadas de modo que valorizem suas opiniões e experiências de vida bem como quando os deixamos a vontade para demonstrarem esses conhecimentos e sentimentos através da arte, da livre expressão. Deste modo é possível liberarem seus sentimentos através das cores e formas, sons, vozes e movimentos. A partir disso o educador deve fazer uma análise criteriosa dos atos e atitudes que as crianças expressam durante a realização das atividades para assim aos poucos descobrir um pouquinho das emoções que se encontram muitas vezes escondidas dentro de cada criança, descobrindo assim a melhor maneira de tratar cada aluno dentro e fora de sala de aula. Para

[...] Paulo Freire a Paz não é um dado dado, um fato intrinsecamente

humano comum a todos os povos, de quaisquer culturas. Precisamos

desde a mais terna idade formar as crianças na “Cultura da Paz”, que

necessita desvelar e não esconder, com criticidade ética, as praticas

sociais injustas, incentivando a colaboração, a tolerância com o diferente,

o espírito de justiça e da solidariedade.(Paulo Freire 2006, p.391)

Se uma criança for preparada para ser um cidadão de bem, certamente ele será, mas se a criança crescer em um ambiente de violência certamente ele como adulto irá agir da mesma maneira, pois para ele aqueles atos e atitudes são comuns porque fizeram ou fazem parte de sua realidade de vida. Devemos colaborar acreditar e praticar atos bons e saudáveis a nosso favor e em favor do planeta, "lutando" por uma sociedade menos violenta. Tomando cuidado com a saúde física e mental dos seres vivos do planeta para que possa continuar ocorrendo a reprodução das espécies, pois as mesmas a cada dia que passa estão sendo ameaçadas de extinção. O homem como ser inteligente e pensante está contribuindo menos que a natureza para a sobrevivência das espécies, inclusive da sua. A natureza desde os animais até os minerais continua seu ciclo para sua própria sobrevivência, enquanto o homem, a cada dia que passa se torna menos capaz de fazer algo para a sobrevivência de sua espécie. Bem pelo contrário, o homem está usando de sua "inteligência" para destruir seu semelhante e o planeta, sem pensar nas conseqüências desastrosas que está causando, tais como: enchentes, violência, vendavais, aquecimento global, fome, desemprego, destruição da natureza, ameaça nuclear, consumismo, corrupção, individualismo, drogas, exploração do trabalho, prostituição.....

Ainda há tempo para reverter essa situação de destruição, mas para que isso aconteça devemos conscientizar a todos dos danos e conseqüências dos nossos atos insensatos contra a humanidade e o planeta. Devemos trabalhar unidos de forma que venhamos a resgatar valores como a solidariedade, amor, respeito, tolerância, e que cada vez mais procuramos vivenciar uma cultura de paz rejeitando qualquer tipo de violência, seja física, moral ou emocional, assim contribuiremos para o bem estar da humanidade.

CONCLUSÃO

Esse trabalho ainda está em processo de desenvolvimento, e creio eu que devido a sua importância por mais que tenhamos que encerrar o eixo a ser trabalhado com o tema Educação para a Paz iremos trabalhar com ele no nosso 'dia-a-dia como educadoras ou simplesmente como pais e mães, responsáveis pela educação de nossos filhos.

A experiência que pude vivenciar aplicando o plano de ação em sala de aula com a turma parceira foi muito gratificante, pois as crianças corresponderam significativamente às expectativas quanto ao desenvolvimento do plano. Tanto eu quanto a professora parceira pudemos perceber o interesse das crianças pelo tema e o quanto o desenvolvimento do plano os ajudou principalmente quanto ao respeito e a solidariedade dentro de sala de aula e na escola. Nós tentamos trabalhar de forma que pudéssemos mexer com os sentimentos das crianças fazendo através de pinturas e teatrinho que elas realmente mostrassem seus sentimentos, fazendo com se sentissem livres para dar formas e cores á àquilo que estivessem sentindo.

Nós como educadoras e seres humanos temos o dever de começar a fazer algo para conscientizar as pessoas das necessidades da preservação da natureza e de resgatarmos certos valores que estão sendo esquecidos. E nada melhor que começaremos esse, trabalho pelas crianças, pois as mesmas são muito ágeis e sendo assim levam a mensagem a ser transmitida a outros em pouco tempo.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:

HORN, Ana Clara Porth. Nota sobre Preservação e valorização do meio ambiente. Disponível em: http://anaseriesiniciais.blogspot.com/2008/11/sugestoes-de-atividades-meio-ambiente.html. Acesso em março de 2010.

BEAUCLAIR, João. Nota sobre o senti pensar: novos modos de Ser e Estar nas escolas, famílias e nas instituições. Disponível em: http://www.profjoaobeauclair.net/visualizar.php?idt=1277479. Acesso em março de 2010.

MENEZES, Nilton César Rodrigues. Nota sobre Um olhar critico-reflexivo sobre a práxis pedagógica. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd123/analise-da-experiencia-de-um-professor-de-educaca. Acesso em março de 2010

(conversa informal com a instrutora de REIKI, Maria Inêz da Silva).

DISKIN, Lídia e ROIZMAN, Laura Gorresio. Nota sobre: Paz como se faz? Semeando uma cultura de paz nas escolas. Lido em novembro de 2009.

SALLES, Nei Alberto Sales/ UEPG/PR-AIE/SP. Educação para a paz e formação de professores: A resiliencia como pilar. Lido em novembro de 2009

Anexos

PLANO DE AÇÃO ECO III / PRÁTICA NA ESCOLA

Tema: Preservação do meio ambiente e solidariedade.

ESCOLA: Escola Estadual Waldemar Sampaio Barros, localizada no Distrito de Osvaldo Cruz - Frederico Wstphalem.

TURMAS: 1° e 2º ano.

PROFESSORA: Evania Balestrin Camargo.

NUMERO DE ALUNOS: 18 alunos, sendo 6 do 1° ano e 12 do 2º ano.

ACADÊMICA LPD / Ufpel: Angela Terezinha da Silva.

Objetivo Geral:

Despertar nas crianças a importância do meio ambiente e da solidariedade para sobrevivência do ser humano.

Objetivos Específicos:

Ø Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como estamos agindo com ele;

Ø Perceber as transformações que o homem faz na natureza e suas conseqüências;

Ø Despertar nos alunos a solidariedade e o respeito para com a natureza e seus semelhantes.

METODOLOGIA

A metodologia transcorrerá através de aula, passeio, música, história infantil, diálogo, teatro, pinturas, desenhos, "construção de uma árvore" e plantiu de duas árvores.

Estratégias:

1. Breve comentário sobre os temas que vamos trabalhar;

2. Com as crianças deitadas no chão em forma de circulo escutar uma musica que apresente sons de pássaros, cachoeiras, vento....

3. Questionar o que estão sentindo e ouvindo, e o que sabem sobre o que ouviram;

4. Trabalhar com um globo;

5. Comentário sobre a natureza e as agressões que o homem faz contra seus semelhantes. Estimular para que as crianças exponham suas experiências e idéias.

6. Copiar a poesia "Amigo planeta", ler o texto coletivamente com os alunos do 2° ano e depois os do 1° ano.

7. Ler a história "O saci e a reciclagem do lixo". Samuel Murgel Branco.

8. Pedir que as crianças reescrevam a parte que mais gostaram da história, os do 1 ° ano através de desenhos e frase e os do 2° ano através de texto.

9. Fazer com que leiam individualmente os textos e desenhos.

10. Expor os trabalhos em sala de aula.

11. Qual a importância da reciclagem para o meio ambiente.

12. Construção de uma árvore com frases ou palavras (que são usadas como folhas e flores da mesma), que transmitam a solidariedade.

13. Construção de palavras ou frases a' partir das letras da frase "respeitar a vida".

14. Organização do teatro com a construção de painéis e ensaio do teatro.

15. Visita à usina de reciclagem CIGRES.

16. Comentários sobre a visita e como podemos fazer nossa parte para ajudar na reciclagem.

17. Construção de um cartaz com uma lista de objetos que podem ser reciclados.

18. Plantio de duas árvores no pátio da escola, as quais serão cuidadas pelos alunos, uma representara os alunos do 1° ano e outros os do 2°.

19. Apresentação do teatro para o 3° ano.

20. Como temas de casa serão trabalhadas atividades que envolvam: adição, multiplicação, divisão e subtração.

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