segunda-feira, 12 de setembro de 2011





I SEMANA ACADÊMICA DAS LICENCIATURAS DO POLO UAB DE SEBERI

“O CAMINHO SE FAZ CAMINHANDO”

26 A 30 DE SETEMBRO DE 2011.

Local- Auditório do IEE Madre Tereza

26/09- Segunda-feira -19h- Abertura APAE de Seberi

19h e30 minutos- Uma conversa sobre superação: Saulo Augustini

20h 45 minutos -Educação e Espiritualidade- Pe. Ademir Schneider

Após as duas palestras interação com os palestrantes. Debate: E você como encara esta questão? Como você vê esta relação Educação e Espiritualidade?

27/09- Terça-feira -19h. Oficinas - vagas= por chegada de inscrição.Todas oficinas possuem 30 vagas, após o preenchimento das turmas o aluno opta por outra.

As oficinas acontecerão nas salas de aula no terceiro andar da Escola Madre Tereza.

Oficina I – Libras - Vera Gartner e Rejane Bonadiman Minuzzi professoras da APAE de Seberi.

Oficina 2- Jogos na Educação Infantil – Lucinara Massolino e Sélvia da Silva

Oficina 3- Contação de Histórias – Lourdes Helena Soares

Oficina 4- Pareceres descritivos- Tatiane do Prado Nunes

28/09- Quarta-feira - 19h- Apresentação de poesia pela aluna Neli de Fátima da Silva e da aluna da APAE Rosane Maria Martins da Silva com a poesia “Ser deficiente”.

19h e 15 minutos -Palestra: Alfabetização segundo Paulo Freire- Profª Dinai Bonadiman Maciel

20horas e 30 minutos -Palestra sobre Educomunicação- Caroline Casali- professora da UFSM

Após as duas palestras interação com os palestrantes. Debate: Que tipo de educação estamos nos valendo? Qual comunicação atende aos nossos propósitos?

29/09- Quinta-feira – 19h -A Musicalidade na sala de aula- Danilo Andre Gregori

Avaliação do evento.

21h -Confraternização(sala de aula do 3º andar da escola)

30/09- sexta-feira- 19h – Teatro: Vale dos sentimentos, turma do 3º ano, 21 alunos, Projeto: Hora do Conto, da Escola Lucila Nogueira, Boa Vista das Missões

19h 15min -Formação de grupos para elaboração de projetos educacionais envolvendo as 14 linguagens. Os projetos deverão ser entregues e apresentados no dia 27 de outubro no Auditório do IEE Madre Tereza às 19h. Cada grupo tem 10 minutos para apresentar o projeto e entregar uma cópia impressa. (vale horas de extensão e pesquisa) A entrega dos projetos é requisito para a obtenção dos certificados.

-Em Paralelo ao evento haverá Exposição de artes plásticas de Sandro Bottene. "A PRESENÇA DA AUSÊNCIA"

ESTE TRABALHO DISCUTE UMA RELAÇÃO ENTRE OS ENTES QUERIDOS QUE JÁ SE FORAM E CONTINUAM PRESENTES NA NOSSA LEMBRANÇA DESSA FORMA, NO TRABALHO PLÁSTICO, O VISUAL EXPRESSA A PRESENÇA DOS CACTOS MESMO EMBORA JÁ ENCONTRAM-SE MORTOS,ASSIM, UTILIZOU-SE COMO MATÉRIA PRIMA, UM PAPEL ARTESANAL EXPERIMENTAL A PARTIR DA PLANTA DE CACTOS. O TRABALHO COMPÕE-SE DE PORTA-RETRATOS QUE RETEM ESSA IDEIA DE RECORDAÇÃOO/LEMBRANÇA.

UTILIZA-SE COMO PIGMENTAÇÃO CERA DE VELA QUE TAMBÉM REMETE Á IDEIA DE MÉMÓRIA,DE RESPEITO POR ESSE ENTE QUERIDO, É UMA CERTA FORMA DE PRESTAR UMA HOMENAGEM OU UMA RECORDAÇÃO....

“O caminho se faz caminhando”

“Sujeitos que fazem a caminhada ao caminharem e que se tornam capazes de transformar a realidade em que vivem para, nesse movimento, transformarem a si próprios em seres que realizem sua vocação ontológica de serem mais eles mesmos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário