segunda-feira, 5 de novembro de 2007

OPINIÃO EM DESTAQUE!


Em respota à consulta realizada pelo jornal "O Fato", a professora Ana Lúcia Rodrigues Guterra, nossa coordenadora, dissertou sobre a temática "Educação a Distância" e as dificuldades enfrentadas por esta modalidade de ensino no país. Confira a íntegra do texto que será publicado no noticioso de Rodeio Bonito neste final de semana.



A Educação a distância no Brasil

O Brasil é um país de dimensão continental, a nossa população está espalhada por todo o território em regiões diversas, algumas onde o acesso é extremamente difícil porque, em partes, são precários os meios de comunicação.Sabemos que há muita desigualdade social, falta de condições econômicas, tanto da população como das instituições públicas o que dificultou a qualificação da mão-de-obra nessas regiões bem como a capacitação de professores.


As universidades públicas que são o espaço adequado para a capacitação localizam-se em geral nas capitais ou em regiões ricas economicamente e com infra-estrutura mais desenvolvida. Já nas áreas mais distantes dos centros econômicos, se instalaram as faculdades particulares, cuja mensalidade é de valor acima do que o aluno pode despender.


Frente a essas dificuldades no Brasil, houve a proliferação de faculdades de fim de semana e, apesar da fiscalização do MEC não foi possível impedir o funcionamento de muitas destas instituições.Isto gerou um preconceito com o ensino a distância no Brasil como sendo um ensino rápido, fraco, sem qualidade em que não havia nem qualificação de mão-de-obra nem mesmo a produção de conhecimento.Hoje, esta idéia está ultrapassada, e só ficaram no mercado os cursos sérios que mantiveram a qualidade exigida.


Atualmente, vemos que o ensino a distância é ainda uma modalidade de educação desconhecida que cresce rapidamente. Só o tempo mostrará para que este ensino veio. A sua principal vantagem é seu aspecto de ensino democrático. Todos que buscam o seu conhecimento encontram o amparo. O aluno de Educação a distãncia precisa, para progredir nos estudos, compreender os conceitos que lhe são apresentados, artifícios como decorar a informação não são suficientes para que o aluno avance na construção de um processo progressivo de aquisição de conhecimentos e competências.Um dos passos definitivos para a quebra deste preconceito com relação a esta modalidade de ensino é a criação da Universidade aberta do Brasil-UAB, projeto do Ministério da educação que leva muito a sério o ensino superior público, gratuito e de qualidade. Portanto, este é um processo irreversível que pelas pesquisas, fará parte da educação brasileira do futuro.


Ana Lucia Rodrigues Guterra

Coordenadora do Pólo de apoio Presencial da UAB de Seberi


Um comentário:

  1. Professora Ana!
    Quero lhe dar os meus cumprimentos por aceitar este desafio. Esta modalidade de ensino é de fato uma revolução na arte de educar. Existem sim muitas resistências, e estão enraizadas naquelas pessoas que normalmente, sempre tiveram melhores condições de acessibilidade ao ensino. E aqui temos que frisar as condições financeiras em 1º lugar. E mais do que isto, profundamente mal informadas. Quanto ao fato de não haver um "professor" em sala de aula, penso não haver maiores problemas. Nem sempre a presença deste profissional facilita o aprendizado. Muitas vezes, são pessoas atrasadas, ultrapassadas em seus conhecimentos, que, tem medo de formar outros profissionais, pois, certamente serão mais competentes e tirar-lhe-ão a vaga.
    Tenho formação técnica em duas áreas; uma delas, 100% presencial, mas com período reduzido de tempo, onde aprendi muito mais do que nos bancos universitários e a outra, frequentava uma aula por semana, com professor, e o restante via pesquisa em livros e alguma coisa pela internet, pois, a mesma estava ainda engatinhando. Digo-lhe, foram as duas áreas que mais aprendi, uma vez que, precisava correr atrás das informações e estudá-las, para poder realizar as avaliações com êxito e posteriormente pô-las em prática também com sucesso. E consegui, e só estou na posição que estou na empresa onde trabalho, o Banrisul, através destes conhecimentos técnicos, os quais, repito, foram obtidos em cursos não-convencionais.
    Serei, com muito orgulho, mais um aluno e ferrenho defensor da UAB Seberi, nas disciplinas do curso de Administração de Empresas.

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