Em respota à consulta realizada pelo jornal "O Fato", a professora Ana Lúcia Rodrigues Guterra, nossa coordenadora, dissertou sobre a temática "Educação a Distância" e as dificuldades enfrentadas por esta modalidade de ensino no país. Confira a íntegra do texto que será publicado no noticioso de Rodeio Bonito neste final de semana.
A Educação a distância no Brasil
O Brasil é um país de dimensão continental, a nossa população está espalhada por todo o território em regiões diversas, algumas onde o acesso é extremamente difícil porque, em partes, são precários os meios de comunicação.Sabemos que há muita desigualdade social, falta de condições econômicas, tanto da população como das instituições públicas o que dificultou a qualificação da mão-de-obra nessas regiões bem como a capacitação de professores.
O Brasil é um país de dimensão continental, a nossa população está espalhada por todo o território em regiões diversas, algumas onde o acesso é extremamente difícil porque, em partes, são precários os meios de comunicação.Sabemos que há muita desigualdade social, falta de condições econômicas, tanto da população como das instituições públicas o que dificultou a qualificação da mão-de-obra nessas regiões bem como a capacitação de professores.
As universidades públicas que são o espaço adequado para a capacitação localizam-se em geral nas capitais ou em regiões ricas economicamente e com infra-estrutura mais desenvolvida. Já nas áreas mais distantes dos centros econômicos, se instalaram as faculdades particulares, cuja mensalidade é de valor acima do que o aluno pode despender.
Frente a essas dificuldades no Brasil, houve a proliferação de faculdades de fim de semana e, apesar da fiscalização do MEC não foi possível impedir o funcionamento de muitas destas instituições.Isto gerou um preconceito com o ensino a distância no Brasil como sendo um ensino rápido, fraco, sem qualidade em que não havia nem qualificação de mão-de-obra nem mesmo a produção de conhecimento.Hoje, esta idéia está ultrapassada, e só ficaram no mercado os cursos sérios que mantiveram a qualidade exigida.
Atualmente, vemos que o ensino a distância é ainda uma modalidade de educação desconhecida que cresce rapidamente. Só o tempo mostrará para que este ensino veio. A sua principal vantagem é seu aspecto de ensino democrático. Todos que buscam o seu conhecimento encontram o amparo. O aluno de Educação a distãncia precisa, para progredir nos estudos, compreender os conceitos que lhe são apresentados, artifícios como decorar a informação não são suficientes para que o aluno avance na construção de um processo progressivo de aquisição de conhecimentos e competências.Um dos passos definitivos para a quebra deste preconceito com relação a esta modalidade de ensino é a criação da Universidade aberta do Brasil-UAB, projeto do Ministério da educação que leva muito a sério o ensino superior público, gratuito e de qualidade. Portanto, este é um processo irreversível que pelas pesquisas, fará parte da educação brasileira do futuro.
Ana Lucia Rodrigues Guterra
Coordenadora do Pólo de apoio Presencial da UAB de Seberi
Professora Ana!
ResponderExcluirQuero lhe dar os meus cumprimentos por aceitar este desafio. Esta modalidade de ensino é de fato uma revolução na arte de educar. Existem sim muitas resistências, e estão enraizadas naquelas pessoas que normalmente, sempre tiveram melhores condições de acessibilidade ao ensino. E aqui temos que frisar as condições financeiras em 1º lugar. E mais do que isto, profundamente mal informadas. Quanto ao fato de não haver um "professor" em sala de aula, penso não haver maiores problemas. Nem sempre a presença deste profissional facilita o aprendizado. Muitas vezes, são pessoas atrasadas, ultrapassadas em seus conhecimentos, que, tem medo de formar outros profissionais, pois, certamente serão mais competentes e tirar-lhe-ão a vaga.
Tenho formação técnica em duas áreas; uma delas, 100% presencial, mas com período reduzido de tempo, onde aprendi muito mais do que nos bancos universitários e a outra, frequentava uma aula por semana, com professor, e o restante via pesquisa em livros e alguma coisa pela internet, pois, a mesma estava ainda engatinhando. Digo-lhe, foram as duas áreas que mais aprendi, uma vez que, precisava correr atrás das informações e estudá-las, para poder realizar as avaliações com êxito e posteriormente pô-las em prática também com sucesso. E consegui, e só estou na posição que estou na empresa onde trabalho, o Banrisul, através destes conhecimentos técnicos, os quais, repito, foram obtidos em cursos não-convencionais.
Serei, com muito orgulho, mais um aluno e ferrenho defensor da UAB Seberi, nas disciplinas do curso de Administração de Empresas.