segunda-feira, 4 de abril de 2011

Brincadeiras na Educação Infantil

Fabiane Terezinha Falkoski

Ao escolher esta temática vi o quanto é importante trabalhar com educação infantil, através de estratégias, brincadeiras, jogos, podemos entender melhor esta fase. Brincar é um meio das crianças aprenderem e soltarem a imaginação.

Através da brincadeira também aprendem regras e limites necessários a sua vida. A cada dia as crianças estão mais exigentes, querem coisas novas e o educador deve estar preparado para isso. Com certeza, esse trabalho contribuirá e muito com meu futuro trabalho docente.

Observando, dialogando, vamos vendo como é a realidade da vida escolar, a rotina dos alunos, como das professoras, como é que elas trabalham em sala de aula, e como fazem para ter a sala organizada.

Através deste trabalho, quero ver como se trabalha em sala de aula, quais são as maneiras para trabalhar com os alunos, saber o momento certo de dar tal conteúdo, saber quais os cuidados que devemos ter com os alunos, ter higiene, como brincar e agir.

Na minha escola parceira, observei a turma do pré-b, e vejo que é muito bom trabalhar com a educação infantil, pois a professora trabalha bastante é brincando, dando jogos, coisas que os alunos gostam, ela começa sua aula dá aula até na hora do recreio coordenação motora alguns trabalhos, depois eles saem 15 minutos antes dos outro alunos para tomar merenda, eles retornam para a sala onde a professora faz brincadeiras, da joguinhos, e as 4 horas vai na pracinha ou ginásio para brincar com eles.

Na educação infantil, em primeiro lugar, não há disciplina, é claro que tem que seguir o plano de estudo, mas o educador pode usar várias formas para ensinar, pois são crianças apenas de cinco anos.

A professora também busca primeiro conhecer a realidade de cada um, de onde vem, como é a família de cada um deles, ela busca trabalhar e trazer a realidade para dentro da sala de aula. Ela gosta muito é de ter ordem e ter limites um com o outro, respeito e educação.

Conhecendo a realidade de cada aluno fica mais fácil para trabalhar, e desde pequenos eles tem que saber que tudo tem limite, o que pode e o que não pode.

Então ela busca através de uma brincadeira, fazer com que os alunos aprendem a ter limites uns com os outros.

E eu acho bem interessante a escolha da educação infantil, pois muitas vezes a criança aprende é brincando e com isso torna a criança mais ativa, mais esperta e isso é muito bom para o desempenho escolar. As crianças devem saber desde pequena que existem limites, que devem ter respeito com os colegas, educação, e respeitar o professor, e hoje, em muitas escolas está faltando o respeito com as professoras, na escola parceira alguma turma não tem respeito para a professora dizem até palavrões e se não cortar, eles tomam conta tem que fazer sempre o possível e não deixar espaço de uma atividade para outra, e não é só a professora que tem que fazer milagre, tem que os pais cobrar em casa, fazer o filho ser responsável e saber que tem que obedecer o professor e demais colegas.

Como tem aquele dizer, respeito é bom e todo mundo gosta, hoje os alunos não tem mais aquele respeito que tinha antigamente, talvez porque as famílias não são tão unidas, falta diálogo, amor, carinho, então na escola as crianças demonstram o que são em casa e como vivem em família.

"Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da e autonomia. Nas brincadeira as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, as imitações, a memória, a imaginação.

Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.

A fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre relação ente as pessoas, sobre o eu e sobre o outro. Brincar funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitar a vida como também de transformá-la. Brincar constitui-se dessa forma, em uma atividade interna das crianças, baseada no desenvolvimento da imaginação e na interpretação da realidade, sem ser ilusão ou mentira. Também tornam-se autoras de seus papéis, escolhendo, elaborando em prática suas fantasias e conhecimentos.

A observação das interações infantis sugere que são diversos os temas de oposição, os quais tendem a mudar com a idade-por exemplo, disputa por um mesmo brinquedo, briga por causa de um lugar específico, desentendimento por causa de uma idéia ou sugestão etc.

Embora seja de difícil administração por parte do adulto, é bom ter em vista que esses momentos desempenham um papel importante na diferenciação e afirmação do eu.

Alguns jogos e brincadeiras de parque de quintal, envolvendo o reconhecimento do próprio corpo, o do outro e a imitação, podem se trasnformar em atividades da rotina. Bons exemplos são "siga o mestre " e "seu lobo", porque propõem a percepção e identificação de partes do corpo e a imitação de movimentos.

As crianças precisam ser lembradas para lavarem as mãos antes das refeições, após o uso do banheiro, após a manipulação de terra, arreia e tintas,assim antes do preparo de atividades de culinária. É fundamental o acesso a ajuda, ao sabonete e a toalha. Embora já consigam lavar as mãos sozinhas, ainda precisam de um acompanhamento do professor.

Os sanitários das instituições precisam estar constantemente limpos, pois as crianças tocam no vaso para poder sentar e descer e nem sempre lembram de lavar as mãos depois. Nas instituições de educação infantil é aconselhável estabelecer parcerias com os familiares, pois a habilidade requer para execução, pela criança, falar, ensinar a técnica da escovação certa dos dentes.

Oferecer oportunidades diárias de se exercitarem ao ar livre e com os brinquedos como escorregardes, gangorra etc, valorizar a crescente capacidade psicomotor das crianças, conversar com o grupo infantil sobre os acidentes que ocorrem, onde. quando e porque ocorreram, o que fazer para que não aconteçam novamente.

Não se dá um brinquedo para a criança por prazer dela, é incorreto por duas razões. Primeiro muitas atividades dão á criança experiências de prazer muito mais intensas do que o brinquedo, exemplo chupar chupeta, mesmo que a criança não se sacie. E, segundo, existem jogos nos quais a própria atividade não é agradável, como por exemplo predominante no fim da idade pré -escolar, jogos que só dão prazer a criança se ela considera o resultado interessante. Os jogos esportivos, são com muita freqüência acompanhados de desprezar quando o resultado é desfavorável para a criança."(Vygostski,1991,p.105-106).

No início de idade pré-escolar, quando surgem os desejos que não podem ser imediatamente satisfeitos ou esquecidos, e permanece ainda a característica do estágio precedente de uma tendência para a satisfação imediata desses desejos, o comportamento da criança muda. A criança em idade pré-escolar envolve-se num mundo ilusório e imaginário onde os desejos não realizáveis podem ser realizados, e esse mundo é o que chamamos de brinquedo. A imaginação é um processo psicológico novo para a criança.

No brinquedo a criança cria situação imaginária. Acredito que o brinquedo não é uma ação simbólica no sentido próprio do termo, de forma que se torna essencial mostrar o papel da motivação no brinquedo, não somente a motivação como também as circunstâncias da atividade da criança,. Sabemos que o desenvolvimento do jogar com regras começa no fim da idade pré-escolar e desenvolves e durante a idade escolar. Não existe brinquedo sem regras.

A situação imaginária de qualquer forma de brinquedo já contém regras de comportamento, embora posa não ser um jogo com regras formais estabelecidas a priori. A criança imagina-se como mãe e a boneca como criança, e dessa forma, deve obedecer as regras do comportamento maternal. A princípio parecia que a única tarefa do pesquisador ao analisar o brinquedo era revelar as regras ocultas em todo brinquedo, no entanto , tem-se demonstrando que os assim chamados jogos puros com regras são, essencialmente, jogos com situações imaginárias.

Da mesma forma que uma situação imaginária tem que conter regras de comportamento, todo jogo com regras contém uma situação imaginária, Jogar xadrez, por exemplo, cria uma situação imaginária. Por quê? Porque o cavalo, o rei, a rainha, etc, só podem se mover de maneiras determinadas, porque proteger e comer peças são, duramente, conceitos de xadrez.(Vygotski, p.109.)

Na educação infantil a brincadeira é uma atividade livre e espontânea é uma criação da cultura, o aprendizado dela se dá por meio das interações e do convívio com os outros, para que linguagem oral se desenvolva, cabe ao professor reconhecer a intenção comunicativa dos gesto e balbucio do bebês, respondendo a eles, e promover a interação no grupo.

Sobre o documentário assistido , crianças Invisíveis, podemos ver e entender que não é só no Brasil no sul do país que a criança sofre.

Pois na África, América, Napoli e outras cidades muitas crianças não tem o que comer, então elas saem roubar, ou catar lixo para poderem arranjar dinheiro.

Essa é a realidade de hoje, pois muitas vezes os pais brigam em casa como na reportagem mostra e os filhos escutam e ficam com aquele sentimento dentro de si. A nossa prática pedagógica está sendo assim, as crianças vem á escola e nos contam o que se passam em casa, o que os pais fazem, e várias vezes os pais mandam os filhos roubarem e os pais ficam em casa, sem trabalhar, onde na minha opinião é totalmente errado isso, pois quando esses filhos crescerem se tornaram os piores marginais, onde o certo seria estarem estudando para ter um futuro melhor.

O professor tem que estar preparado para poder e saber lidar com tipos de crianças, pois sempre há aquelas que discriminam umas as outras onde a reportagem nos faz ver a discriminação das crianças com o menino que deixou a bola passar e fez gol do outro time, da menina que tem aids...

As crianças apresentadas são crianças reais, onde a realidade que hoje vivemos é assim, pois nas escolas é assim, pois na minha escola parceira também é assim, pois é no interior e vem crianças de um bairro , onde as crianças do interior não se "misturam", muito com as outras e nem as do bairro, a educação não é como das outras crianças.

Há uma grande diferença entre essas crianças, os pais do bairro não cobram boa educação, os alunos respondem aos professores, não tem limites, então o documentário eu vejo como a criança é igual da realidade que a gente vive.

Eu concordo plenamente com tudo o que estava no documentário, precisamos estar preparadas para lidar com todos os tipos de crianças e não esquecendo de ter afeto, carinho entre ambos, sem escolher e sem ter carinho mais por um aluno e menos por outra, o carinho deve ser igual para todas. As brincadeiras é muito bom nesse processo de educação, pois é através das brincadeiras que as crianças vão aprender muito mais do que estar em cima de um caderno só escrevendo.

As brincadeiras pelos exemplos apresentados no documentário: futebol, dança, brincadeira da bexiga, andar de patins, música, mímica, brincar de boneca, tocar piano, jogar moeda como se fosse um jogo de futebol, isso tudo são coisas que fazem as crianças a ter respeito, a saber conviver umas com as outras, saber o limite até onde pode ir.

Cada educador tem que ter meios de saber e gostar de ensinar e passar coisas novas para os alunos, procurando demonstrar que é estudando que se tem alguma coisa na vida, que é estudando que a gente aprende a viver e aprende a cuidar da vida, pois não é só roubando, fumando, se drogando, ou bebendo que se resolve os problemas, pois sempre há soluções para os problemas e a gente tem que saber que a vida é uma só por isso lute sempre e viva como um ser humano, procurando ir sempre além, passando uma boa estima e procurando ajudar as pessoas a verem que a vida é muito mais boa sem roubo, com respeito e amor pelo outro.

O livro "Com Olhos de Crianças", de Francesco Tonucci, trouxe situações que acontecem nas escola com as crianças que estam se interagindo, me chamou atenção a lâmina 3, (19980), Uma creche para estar juntos, e a 9, (1968) a Cacaca, onde a 3 mostra as crianças todas juntas, brincando, se integrando umas com as outras, onde é através da brincadeira que a criança se imagina com alguém, com alguma coisa, e brincando eles vão se conhecendo com o colega, a lâmina 9, é do menino que vai ao banheiro fazer as nesse cidades, e põe a mão no sanitário, as escolas tem que ter o cuidado de deixar sempre limpos, pois as crianças são orientadas pelos educadores para ter higiene e todo o processo que se trabalha em sala de aula , mas nem sempre eles lembram de lavar as mãos, depois de ir ao banheiro, antes das refeições, etc.

Portanto, podemos concluir, que este trabalho foi de grande importância para nosso crescimento pedagógico, pois descobrimos muitas coisas sobre educação infantil, e o que as brincadeiras podem fazer na vida das crianças.

Enfim, as lâminas, nos mostraram e fizeram pensar muito o dia-a-dia das crianças, o cuidado com as crianças que devemos ter no colégio, e que o brincar tem como característica fundamental a livre escolha, pois é a criança é quem decide, quando, como, com quem brincar, e como quer brincar.

Na minha escola parceira observei que as crianças sentem mais prazer nas atividades trabalhadas de forma lúdica, a professora conta histórias e o aluno se imagina como personagem e viaja nos contos, participando dos acontecimentos relatados.

Cada criança tem o seu tempo para aprender, quando são pequenas, usam suas idéias para imaginar, é a sua maneira de ser “gente grande”, as crianças quando são pequenas ,querem ser grandes e procuram imitar os mais velhos.

As brincadeiras são muito importante na infância, pois elas aprendem a se relacionar com as outras, elas rabiscam, desenham o que pensam , na creche, se interagem com as outras, brincam, conversam, se divertem, com as outras crianças, e com os professores, o contato da leitura, ouvindo histórias, as crianças teram um melhor desenvolvimento.

Todos os bebês são curiosos, eles exploram tudo o que está em sua roda, e aprendem tudo com pequenos detalhes, as crianças desenham tudo o que imaginam. Quando são pequenos, imaginam várias coisas e querem de alguma forma, imitar. Isso faz parte da infância de cada criança.

Referências Bibliográficas:

Brasil Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/Ministério da Educação e do Desporto,Secretário de Educação Fundamental-Brasília: Mec/Sef, 1998.3v:il. Volume1: introdução,volume 2:Formação Pessoal e Social, Volume3:Conhecimento de Mundo. 2.Educação Infantil,2.Criança em idade pré-escolar.1Título.

Lunck.Lee S.Scottk et al. Unicef. Documentário Crianças Invisíveis. Unicef, 2005.

Mec.Secretária da Educação Fundamental, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.Vol.2.Brasília:Mec/Sef, 1998,p.22 2 45. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pd/volume2.pdf.

Revista do Professor, Porto Alegre, 22(87):5-8, Jul./Set.2006.

Revista nova escola abril/2010. pag 42-50:disponível em http.//revistaescola.abril.com.br, acesso em 26 de abril, às 20 horas e 15 minutos.

Vygotski, L.S.O Papel do Brinquedo no desenvolvimento.In:A Formação Social da Mente.São Paulo:Martins Fontes, 1991, pag.105-109.

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