terça-feira, 18 de junho de 2013

Estude de graça e com legenda

Portal reúne cursos online gratuitos de universidades brasileiras e americanas

Alternativa de crescente popularidade em países como os Estados Unidos, os massive open online courses (moocs, na sigla em inglês para cursos online abertos oferecidos em larga escala), produzidos por professores de prestigiosas universidades norte-americanas como MIT, Harvard, Stanford e Yale, estão mais acessíveis a alunos brasileiros.

Elaborados para plataformas da web, com videoaulas sobre conteúdos de disciplinas ministradas em graduações tradicionais, boa parte dos moocs disponibilizados no portal Veduca (veduca.com.br) vem com legendas em português. O site traz material de 21 áreas, de ciências humanas, como literatura, história e filosofia, e exatas, como matemática, física e química.

Algumas das aulas, como as de introdução à Grécia Antiga, ministradas por Donald Kagan, da Universidade Yale, por exemplo, podem servir para vestibulandos. Também há cursos produzidos por instituições brasileiras, como as universidades de São Paulo (USP), de Campinas (Unicamp) e Estadual Paulista (Unesp), como os de Cálculo, da Unicamp, mais voltados ao público universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário