terça-feira, 6 de maio de 2008

Ciências Econômicas

É o estudo da produção e da distribuição de bens e serviços entre os indivíduos e as sociedades. A etimologia da palavra vem da raiz grega da palavra “óikos” + “nomos”, que significa “administração do lar”.


O Economista

O Economista estuda todos os fenômenos relacionados com a produção e o consumo de bens e serviços, quer envolvam dinheiro ou não. Ele ajuda a construir, ampliar e preservar o patrimônio de pessoas, empresas e governos. Desenvolve projetos para a solução de problemas econômicos, financeiros e administrativos, nos mais diferentes setores de produção.

O profissional da Economia se dedica tanto a grandes questões, vinculada aos agregados da Macroeconomia: economia nacional e internacional, quanto as referentes aos agentes individuais vinculados à Microeconomia: empresas e consumidores.


Campo de atuação

A profissão de economista é regulamentada por lei desde 1951 e fiscalizada pelos Conselhos Regionais e Conselho Federal de Economia.

Como profissional liberal, pode atuar em consultoria e assessoria às empresas; no governo, na formulação de políticas públicas, planejamento e controle; nas empresas, em diversas funções; nos bancos, nos departamentos de análises econômica e financeira; nas universidades e institutos de pesquisa, como docentes e pesquisadores.

Para saber mais, acesse: http://www.coreconrs.org.br/php/oportunidadeareas.php.


O Curso

Possibilita a formação de profissionais capacitados a analisarem o comportamento dos mercados de produção, de consumo, de trabalho e financeiro, com base nos fundamentos da ciência econômica. Além das disciplinas técnicas, o currículo é composto por disciplinas que ensinam a interpretar a realidade, a partir do arcabouço teórico que envolve o pensamento nas ciências sociais aplicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário