sexta-feira, 11 de julho de 2008

PROFESSORES PRECISAM SE ADAPTAR AO MUNDO VIRTUAL

Hoje, é pelo computador que os jovens lêem, escrevem e discutem. Segundo a Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil de 2007 (TIC Domicílios 2007), 55% dos internautas brasileiros de 16 a 24 anos acessam a rede de computadores diariamente. "Porém, os professores têm muito pouca familiaridade com as novas tecnologias, se comparados com os alunos". O alerta é da professora do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP), Elisa Wolynec, atuante na área de Planejamento e Avaliação Educacional e participante do Congresso Educar Educador 2008, em São Paulo (SP). Segundo ela, professores freqüentemente restringem a Internet como fonte de pesquisa para trabalhos e, em alguns casos, chegam a preferir textos escritos à mão ao invés de digitados. Segundo os professores presentes no evento, o receio é de que o conteúdo seja copiado sem ser aprendido ou, às vezes, nem ao menos lido. Para Elisa, os educadores precisam procurar novos métodos que permitam e abracem o aprendizado na Web, integrando a informática ao ensino de um modo que facilite e pontencialize o acesso à informação.A mesma pesquisa que identificou o grande uso da rede pelos jovens revelou também que a porcentagem de usuários que acessam a Internet da escola diminuiu de 21% em 2005 para 15% em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário