sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

EDUCACAO DO CAMPO - UFSM


   Seu objetivo é atender as demandas das populações do campo que lutam por uma educação de qualidade, gratuita, democrática e diferenciada, respeitando as especificidades do campo no contexto da agricultura familiar e da agroecologia. O curso contempla professores de quatro centros de ensino da UFSM: Centro de Ciências Rurais, Centro Ciências de Naturais e Exatas, Centro de Educação e Centro de Ciências Sociais Humanas.
   Duração de 8 semestres, 4 anos, na Modalidade a distância, mas haverá encontro presenciais, cerca de 2 a 3 por semestre nos Polos de Seberi, Cerro Largo, Itaqui, Agudo e São Sepé para realização de aulas e provas. Carga horária do Curso 3 330 horas. Grade curricular se divide em três núcleos:
- Núcleo Básico: serão trabalhados as Disciplinas para fazer a formação do
professor
- Núcleo Específico: Habilitar para as Ciências Humanas e Agroecologia
- Núcleo integrador: contempla 6 seminários e 4 estágios curriculares.
   O curso tem habilitação em Ciências Humanas visando a formação de licenciados para atuarem no Ensino Fundamental nas Disciplinas de História e Geografia, e no Ensino Médio nas Disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. 
Além de preparar profissionais de preparar projetos interdisciplinares e propostas pedagógicas inovadoras tendo como base  epistêmica a agroecologia voltada para a educação do campo. O curso tem como característica a habilitação para a grande área da ciências humanas que contempla a História e Geografia nas series finais do Ensino Fundamental, Sociologia, Filosofia, Historia e Geografia no Ensino Médio. 
   Curso de Licenciatura Educação do Campo, curso diferenciado, ofertando disciplinas no eixo temático de agroecologia. Conteúdos da transição da produção agropecuária convencional para uma agricultura de base convencional para uma agricultura de base ecológica que respeita mais os
ciclos da natureza, os costumes, hábitos, ética das populações e sociedade, sem deixar de ter em vista a questão econômica. Os agricultores precisam sobreviver, comercializar seus alimentos, se perpetuar no campo, dar sustento para suas famílias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário