sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO- UFSM


OBJETIVO DO CURSO

Formar professores ou licenciados em computação de Ensino Fundamental, Médio e Técnicos na área de informática. A ideia é preparar professores na área de computação, mas também, formar profissionais para trabalhar em empresas de assessoria, ou empresas que desenvolvem software educacional, na área de designer instrucional que existe bastante mercado atualmente, na modalidade da educação a distância. Preparar profissional para trabalhar como professores e consultores, também produzindo material didático digital para ser utilizado na educação a distância. 
   Vai funcionar em Cinco Polos: Seberi, Sarandi, Palmeiras das Missões, Três Passos e Cruz Alta, temos 25 vagas em cada Pólo, curso totalmente a distância, mas as avaliações serão presenciais, agendadas nos Polos pelos tutores, com algumas atividades nos finais de semana aos sábados. 
   O Curso de Licenciatura de Computação está dividido em 8 semestres, várias disciplinas de estágio supervisionado onde o aluno irá até uma escola ou empresa, para fazer atividade prática em diferentes níveis do ensino fundamental ou médio, nas escolas ou região onde reside, no momento em que esses estágios começarem a acontecer, terão um supervisor que se fará presente nas escolas, com a intenção de levar para sala de aula a tecnologia da informação como alguns softwares educacionais, projetos de apoio para aulas nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, jogos educacionais, desenvolvendo atividades práticas como futuro licenciado.
   O currículo do curso tem duas grandes correntes: a Computação e a Educação, as disciplinas são importantes:
- Área de Computação: Programação, Banco de dados, Sistemas operacionais para formar um profissional que entende em computação.
- Área de Educação: Disciplinas de Didáticas, Sociologia, Filosofia, Metodologia do Ensino de Aprendizagem. Como na área de computação não existe regulamentação da profissão nada impede que o Licenciado em Computação atue na empresa como programador, agente de projetos, não é proibida pela legislação. Para atuar em escolas a Licenciatura é imprescindível, podendo trabalhar nas empresas e nas escolas, envolvendo essas duas vertentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário